Antes da pandemia da covid-19, em 2020, pouco se ouvia – pelo menos no Brasil – sobre ser possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, para profissionais de quase todas as áreas, salvo, é claro, as óbvias exceções. O famoso “home office” chegou (sem volta), de maneira inevitável naquele momento e imposta por uma dor: o risco sanitário que havia no simples ato de sair de casa, acessar um transporte público, deslocar-se para um local de trabalho fechado e nele trocar apertos de mão, abraços e todos os possíveis contatos físicos comuns a quem compartilha o mesmo espaço.
Passado este risco – e é sempre oportuno lembrar que, isto é possível porque, vacinada, a população adoece menos do coronavírus e com menor gravidade – o desafio das empresas hoje é aproveitar as lições que a emergência sanitária deixou e definir quem, quando e por que, entre seus colaboradores, precisa ainda trabalhar confinado, de segunda a sexta-feira, enfrentando, em média, duas horas de deslocamento, de casa para o trabalho.
É neste contexto que chega a Recife a WeWork – plataforma líder global na oferta sob demanda de espaços de trabalho flexíveis. A marca desembarca na capital pernambucana já tendo em seu cardápio, até agora, 11 parceiros locais, situados em oito bairros da cidade, que entraram para a rede por meio do marketplace da marca, Station by WeWork.
A proposta da WeWork é conectar as empresas (de co-working, ou não) que tem espaços de trabalho disponíveis para aluguel – seja por algumas horas a até contratos mensais, por exemplo – com quem precisa deste espaço, sejam outras empresas, ou profissionais autônomos. “Eu costumo dizer que acabou aquela velha dinâmica de que o empregador manda e o empregado obedece. Quem determina essa dinâmica hoje é o talento. E os grandes talentos não estão mais só nas capitais. Eles estão espalhados e eles não querem sair das suas cidades. E as empresas que quiserem ter o grande talento em seu staff vai ter que se adaptar. Porque, agora, é o trabalho que se adapta à vida das pessoas e cabe às empresas acompanharem essa nova dinâmica”, explica Bruna Neves, Chief Product Officer (CPO) da WeWork na América Latina e responsável pela criação do marketplace.
Segundo Bruna Neves, nas pesquisas realizadas entre os clientes da WeWork na América Latina, 99% deles apontam o trânsito como principal motivo para não voltar ao trabalho presencial nas corporações, passada a pandemia. “Ao mesmo tempo que as pessoas não querem enfrentar duas horas de trânsito por dia, existe também a necessidade, por exemplo, de separar o ambiente profissional do ambiente pessoal. E é aí que a gente entra. Além disso, muitas delas alegam que o pior não é ficar duas horas no trânsito para ir até o trabalho. O pior é perceber que, após esse deslocamento, passar o dia no escritório não tem sentido, porque pode-se desempenhar aquela atividade de qualquer lugar. É o que chamamos de ‘anywhere office’ – trabalho que se faz de qualquer lugar”, afirma.
Antes da pandemia, a WeWork funcionava apenas no modelo de negócios que conhecemos como co-working. A empresa tem 32 espaços próprios de trabalho em oferta para aluguel no Brasil e, como tantos outros negócios no mundo, precisou se reinventar depois de 2020. A partir daí, a marca passou a atrair parceiros, expandindo sua oferta por meio destes parceiros, na negociação de worplaces seus e dos parceiros, por hora, por dia, por mês, on demand.
Em Pernambuco, a WeWork chega, por enquanto, ofertando espaços apenas no Recife. Mas, não há restrição geográfica para o cadastro de parceiros. Com isso, a empresa vislumbra a possibilidade de sair do Grande Recife e estar, por exemplo, nas outras regiões do estado que tem atividades econômicas importantes em operação. “A gente precisa estar em todos os lugares. Mas, é a dinâmica local que vai nos apontar onde nós precisamos estar. A plataforma está aberta a parcerias e esse crescimento da quantidade de parceiros que oferecem seus espaços conosco – que é hoje de 277 co-workings – é muito fluido”, esclarece Bruna.
O crescimento a que a responsável pelo marketplace se refere é visualizado em números. Segundo ela, a receita da WeWork na América Latina (AL) é hoje 140% acima da que foi em 2020 (ano da pandemia) e é 47% maior do que em seu melhor mês pré-pandêmico. Considerando os resultados da AL, o Brasil é responsável por 35% desta receita. Além disso, a empresa registra um volume 20 vezes maior de membros circulando nos espaços que oferta do que três anos atrás. E para escalar ainda mais neste mercado, que só tende a ampliar-se, está empregando cerca de R$ 44 milhões em investimentos em tecnologia e marketing, entre as cifras já realizadas e a que pretende realizar nos próximos anos.
“Olhando pra frente, eu vejo a WeWork, num futuro bem próximo, como uma grande operadora dessas soluções de espaços de trabalho. Queremos que, ao pensar numa necessidade de trabalho, o cliente pense na WeWork como seu operador deste espaço de trabalho. A ideia é que encontrar um lugar para trabalhar seja algo tão fácil quanto chamar um carro por aplicativo”, finaliza.
Workpass da WeWork
Além do marketplace Station by WeWork, a marca traz a Pernambuco também sua mais recente solução: o Workpass. Trata-se de um vale-escritório que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores, pelo qual o profissional tem acesso aos escritórios da WeWork e dos parceiros em qualquer das centenas de endereços da plataforma, onde e quando quiserem.
Truck da WeWork
Celebrando a chegada da WeWork no Recife, a marca está promovendo uma ação de marketing local, circulando a capital pernambucana com um espaço de trabalho itinerante, em que o visitante pode desfrutar gratuitamente da infraestrutura corporativa oferecida. “O truck da WeWork conta com eletricidade, ar-condicionado, wi-fi, mesas, cadeiras e um lounge para fazer uma teleconferência, responder um e-mail e resolver imprevistos ou questões pontuais de trabalho. É uma ação que materializa nosso propósito de transformar o modo como as pessoas se relacionam com o trabalho. O anywhere office é uma realidade”, comenta Guilherme Trementocio, Chief Marketing Officer (CMO) da WeWork na América Latina. A lista com os locais onde o truck irá passar pode ser acessada no endereço: www.wework.com.br/explorar
Sobre a WeWork
Fundada em 2010, com a abertura de seu primeiro escritório em Nova York, a WeWork é hoje um fornecedor de espaços flexíveis de trabalho presente globalmente e comprometido em entregar soluções tecnológicas, ambientes inspiradores e experiências em comunidade inigualáveis. Atende de freelancers a empresas listadas na Fortune, ofertando aos mais de 510 mil clientes que reúne no mundo, mais de 700 unidades de trabalho, espalhadas por 151 cidades em 38 países. No Brasil, a WeWork possui espaços próprios em oito cidades – São Paulo (São Paulo, Alphaville, São Bernardo do Campo, Osasco e São José dos Campos), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre – e, por meio dos parceiros de seu marketplace Station by WeWork, alcança todos os estados brasileiros.
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