Interesse em saúde, beleza e bem-estar impulsiona franquias no Nordeste

De acordo com fontes do franchising, os negócios em Saúde, Beleza e Bem Estar continuaram a apresentar um ótimo desempenho e encerraram o primeiro semestre do ano com muita vitalidade financeira Por Etiene Ramos Saúde, beleza e bem-estar – ativos com que todos sonham e que ficaram ainda mais valorizados durante a pandemia em todo […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

De acordo com fontes do franchising, os negócios em Saúde, Beleza e Bem Estar continuaram a apresentar um ótimo desempenho e encerraram o primeiro semestre do ano com muita vitalidade financeira

Por Etiene Ramos

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Saúde, beleza e bem-estar – ativos com que todos sonham e que ficaram ainda mais valorizados durante a pandemia em todo o país. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revela que apenas no Nordeste, o faturamento das franquias deste segmento cresceu 14,2% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 – o  maior aumento entre os 12 segmentos pesquisados.

Dentro deste segmento, as franquias ligadas à odontologia vêm despontando ano a ano, com empresas de vários estados fincando suas bandeiras no Nordeste. O número de unidades em operação cresceu 25% entre janeiro e março de 2020 na comparação com o mesmo intervalo deste ano, passando de 5.937 para 6.068. No mesmo período, os empregos diretos gerados pelas franquias que tratam de saúde e estética bucal tiveram uma redução de 1%, a menor da pesquisa, onde 10 dos 12 segmentos sofreram queda no nível de emprego, alguns chegando a até 50% – como no caso de franquias de entretenimento e lazer. 

De acordo com fontes do franchising, os negócios em Saúde, Beleza e Bem Estar continuaram a apresentar um ótimo desempenho e encerraram o primeiro semestre do ano com muita vitalidade financeira. Um dos fatores que vêm incrementando os resultados das franquias de odontologia é que, com autorização do Conselho Federal de Odontologia, os odontólogos passaram a realizar procedimentos estéticos que antes eram restritos aos médicos como aplicação de botox para harmonização facial, antes restrita a dermatologistas. 

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Com isso, o segmento agregou as oportunidades de atuação e de atrair clientes que antes se dividiam entre vários consultórios para atender suas necessidades de tratar da saúde e da beleza e alcançar o sonhado bem estar. Outro fator de impulso foi o aumento das condições de acesso a estes tratamentos, com parcelamentos de longo prazo para cobrir os custos dos tratamentos que também se tornaram mais compatíveis ao bolso dos brasileiros.

Pernambuco em evidência

Em Pernambuco, as franquias de Saúde, Beleza e Bem Estar têm apresentado os melhores números em relação aos demais segmentos pesquisados pela ABF: 26,1% das unidades franqueadas; 30,6% de participação no faturamento e 25,7% no total de empregos diretos. O estado tem se revelado um porto onde as franquias do segmento, de todo o país e de vários perfis de público, atracam para avançar no Nordeste. 

Manoel e Juliana: odontólogos e empreendedores/Divulgação

O comportamento se repete entre as franquias odontológicas que vêm se expandindo na região ou partindo de Pernambuco para ganhar o Brasil, como é o caso da Ortoestética, rede com mais de 200 unidades, espalhadas em 22 estados. Criada há dez anos pelo casal de odontólogos Manoel Alvino Filho e Juliana Chalegre, a franquia aposta em outros odontólogos com perfil empreendedor e que disponham de pelo menos R$ 40 mil para abrir sua primeira operação no franchising. 

Com 52 unidades em Pernambuco e 24 na Paraíba, onde o casal montou seu primeiro consultório com o conceito da Ortoestética, a marca já está presente em oito dos nove Estados do Nordeste e planeja chegar a 300 unidades comercializadas, este ano, no país. A meta sobre o faturamento é quase dobrar os R$48,5 milhões de 2020 e chegar a R$79,9 milhões este ano. “Nos associamos a uma aceleradora de franquias, a 300 Franchising, com o objetivo de profissionalizar a expansão que está focada no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste”, revela Manoel Alvino Filho.

Enquanto isso, a Odonto Company, há 30 anos no mercado odontológico e há 10 como franquia, vem ampliando sua presença no Nordeste com 22 novas unidades sendo inauguradas nos últimos dois meses em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí. 

Com mais de mil unidades em todos os estados do país, com exceção do Acre, a rede recebeu no final de 2019, investimento da L Catterton, a maior gestora americana de private equity focada em negócios de consumo do mundo, e faz parte fa SMZTO Holding de Franquias.

Com forte presença no Maranhão, onde já conta com 101 operações em funcionamento, a marca acredita que ainda tem muito espaço entre os nordestinos. “O Nordeste tem uma carência em clínicas odontológicas de qualidade e por isso acreditamos que há muito potencial. Os franqueados que estão na região provam que a expansão é promissora, já que a maioria deles tem mais de uma unidade”, diz a franquia em nota ao Movimento Econômico.

Bem mais nova no mercado, a Oral Unic percebeu a presença de um público de maior poder aquisitivo e, há cinco anos, vem implantando franquias premium com expansão significativa de unidades e faturamento, inclusive no Nordeste, onde tem oito unidades em operação. Outras 16 estão comercializadas e, segundo a franquia, mais de 90% delas são do formato Platinum – o mais caro da franquia, com investimento inicial de R$1,2 milhão. 

Os estudos de potencial mercadológico da marca apontam amplo espaço também para os modelos Smart e Slim na região onde a meta é comercializar, no mínimo, mais 40 unidades em 2022. No próximo ano, quando a Oral Unic atingir 24 unidades em funcionamento no Nordeste, o faturamento deve superar os R$ 110 milhões por ano – um grande salto considerando que entre janeiro e julho de 2021, o valor faturado é de R$12,37 milhões.

Virada de 360 graus

Leonardo Lamartine diversifica negócios com aposta em estética/Foto: ABF

Com 23 anos de franchising na área de restaurantes, o empresário pernambucano Leonardo Lamartine, CEO dos grupos Bonaparte e BHF – Business Hub & Franchising, passou dois anos e meio estudando o mercado de estética e odontologia até ser convencido a entrar em um novo segmento com a franquia Estetic 360. 

Lançada em março de 2020, na Expo Franquias Nordeste, realizada no Recife pouco antes do início dos lockdowns, a marca está presente em lojas nos shoppings centers do Grande Recife, do Rio de Janeiro e São Paulo, com serviços odontológicos, de harmonização facial, rejuvenescimento íntimo e programa de emagrecimento, entre outros. “Por isso escolhemos o nome Estetic 360. Queríamos fazer um investimento para atender o mercado feminino, que responde por 80% do público de estética, e conseguimos reunir vários procedimentos numa única marca de forma inovadora. Nenhuma outra tem todos os que oferecemos num só lugar”, explica Lamartine.

Além da comodidade, a franquia permite o acesso aos serviços a todas as classes, com parcelamentos que podem ir de 18 a 36 meses, o que assegura, por exemplo, o tratamento com alinhadores invisíveis que, nos últimos dois anos, tiveram um aumento de 60% nas buscas do Google. A depilação a laser é outro serviço que ainda deve crescer muito: só 5% da população brasileira, segundo Lamartine, faz uso desse procedimento e a Estetic 360 apostou nele oferecendo também a depilação a laser para pele negra. 

A virada de 360 graus de Leonardo Lamartine para o segmento de saúde, beleza e bem estar conta com aliados de primeira hora que representam o franchising brasileiro: o presidente da ABF, André Friedheim,  e mais dois diretores da entidade, Alberto Oyama e Sidney Madureira que ocupam as diretorias de franqueados e jurídica, respectivamente.

Eles são franqueados masters para o Rio de Janeiro e São Paulo, estados vitrines para qualquer marca, fortalecendo os planos de expansão. “Com as experiências deles e visão de mercado no franchising, temos como escalar com a Estetic 360”, conclui Lamartine.

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