Pernambuco e Bahia: bons resultados no mercado de franquias do Nordeste

Por Juliana Albuquerque O mercado de franquias nordestino é um grande polo em expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), mesmo em um período de restrições em praticamente todos os estados, a região cresceu 1,3% no faturamento do 1º trimestre de 2021. No total, o Nordeste somou mais de R$5,7 bilhões em faturamento, […]

Por Juliana Albuquerque

O mercado de franquias nordestino é um grande polo em expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), mesmo em um período de restrições em praticamente todos os estados, a região cresceu 1,3% no faturamento do 1º trimestre de 2021. No total, o Nordeste somou mais de R$5,7 bilhões em faturamento, sendo Pernambuco e a Bahia os principais responsáveis por esses números positivos – o primeiro com R$1,3 bilhão e 6.169 unidades franqueadas; e o segundo com R$1,1 bi em faturamento e 4.507 novas unidades.

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Quando se analisa apenas os números do faturamento na região, Sergipe foi o que mais cresceu nos três primeiros meses deste ano. A alta, segundo dados da ABF, foi de 12,9%, o que representa R$332 milhões em faturamento. Já em número de unidades, o Maranhão foi o que mais cresceu, com alta de 4,1% e mais 2.271 pontos de venda.

De acordo com a ABF, Saúde Beleza e Bem-Estar são os segmentos com maior volume de unidades no Nordeste. Já quando o assunto é faturamento, as áreas de Comunicação, Informática e Eletrônica são as que ganham destaque, impulsionadas pelo desempenho nos estados de Alagoas, Maranhão e Sergipe. “O primeiro trimestre da pandemia teve muita restrição, em especial no segmento de food service, que teve uma retração muito forte por conta das restrições impostas em relação ao horário e dias de funcionamento. Várias cidades fecharam no fim de semana. Se não fosse o bom desempenho do segmento de saúde, beleza e bem-estar, teríamos um desempenho inferior no período”, analisa o diretor regional da ABF no Nordeste, Candido Espinheira.

Segundo ele, os segmentos de Saúde Beleza e Bem-Estar, que têm um peso de 30% no faturamento do setor de franquias, conseguiu, aumentar o faturamento em 14,2% no período. Ainda de acordo com o diretor da ABF, associado a esse fator, o bom desempenho da região nos primeiros meses deste ano foi também puxado pelo setor de comunicação, que embora represente um peso menor no quadro geral, cresceu 72% no período.

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Já em número de unidades, o segmento de serviços e outros negócios teve o melhor desempenho na região, com alta de 18,2% em novas unidades, principalmente nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Pernambuco. “A área de serviços e outros negócios se desatacaram nesse momento porque o serviço tem muito de home office, com trabalhos que podem ser feitos à distância. Esse crescimento acabou compensando o fraco desempenho que segmentos, como o de food service, tiveram no período”, avalia Espinheira.

Feira de Franquias

Nesse cenário positivo do mercado de franquias do Nordeste, vai acontecer a segunda edição da feira EFN – Expo Franquias Nordeste. O evento, um dos primeiros realizado de forma presencial após mais de um ano de pandemia, acontece de 29 a 31 de julho, no RioMar Shopping, no Recife. Serão mais de 50 marcas com opções de negócios em áreas, como alimentação, estética, saúde, educação, imóveis, entre outros.

“Esperamos receber muitos interessados em montar negócios relacionados à franquia. Será uma oportunidade muito grande nesse momento de expansão, principalmente porque nesse período há muitos pontos disponíveis para ocupação, o que torna o investimento ainda mais interessante para quem pretende investir no setor”, acredita Candido.

Segundo Tatiana Menezes, diretora da Insight Feiras & Negócios, empresa responsável pela organização do evento, o público poderá conferir diversas opções de investimento na EFN. “Estamos prontos para nos adaptarmos a esse momento sem perder a oportunidade de realizar negócios no setor de franquias. Sabemos que o mercado está ávido por negócios. Há muitos fatores que contribuem para a escolha pelo franchising, um investimento com todo um suporte para quem quer abrir um novo negócio, mudar de área, usar o crédito de uma rescisão trabalhista ou simplesmente buscar alternativas de investimento diante da instabilidade do mercado financeiro e a Selic em queda”, afirma a diretora.

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