O Grupo Parvi, que detêm a gestão da marca chinesa BYD nas cidades de Recife (PE), João Pessoa (PB), Boa Vista (RR), Salvador (BA) e Manaus (AM), anunciou que vai fechar dezembro com a entrega de mais de 130 veículos elétricos na capital pernambucana. A montadora chinesa conquistou, em setembro, a posição de líder em vendas de veículos eletrificados no Brasil.
A BYD começa a produzir seu carro elétrico no Brasil, entre o final de 2024 e o início de 2025, na antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia. A dimensão do projeto da BYD no Nordeste evidencia a agressividade com que a montadora está se posicionando na mobilidade sustentável e enxergando muito mais que o nicho de carro elétrico/híbrido no Brasil e em escala global.
O parque automotivo baiano da montadora, orçado em R$ 3 bilhões e com estimativa de 5 mil empregos, entre diretos e indiretos em toda a cadeia, será o maior polo industrial da empresa fora da China. O complexo terá três fábricas, que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.
No caso dos automóveis de passeio, a capacidade instalada será de 150 mil veículos/ano, na primeira etapa. Nesse nicho, a BYD vai investir em tecnologia concebida no país, com a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador.
Fim à combustão nos carros
Em março de 2022, a BYD foi a primeira empresa automotiva do mundo a interromper oficialmente a produção de veículos apenas com motor a combustão, reforçando seu posicionamento na descarbonização.
A empresa, hoje, tem mais de 600 mil funcionários em todo o mundo, dos quais 90 mil são engenheiros de diversos segmentos diferentes e a marca conta também com 11 centros de pesquisa em diferentes regiões do globo.
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