O índice de produção industrial de maio passado atingiu 53,6 pontos, segundo a pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (15), indicando crescimento no setor em relação a abril, quando o índice de produção registrou 46,5 pontos. O indicador varia de 0 a 100 pontos, com uma linha de corte de 50 pontos, valores acima indicam crescimento e abaixo queda.

Para o resultado de maio de 2022 foram entrevistadas 1,8 mil empresas, sendo 730 pequeno porte, 631 médio porte e 439 de grande porte, entre 1º a 9 de junho de 2022.
De acordo com o levantamento, o emprego industrial também teve crescimento, seguindo o impulso da produção. Em maio passado, o índice de evolução do número de empregados alcançou 51 pontos, uma elevação de 0,5 ponto em relação a abril. O índice mostra novo crescimento do emprego, maior e mais disseminado entre as empresas no mês pesquisado.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria geral foi de 70% em maio, um aumento de um ponto percentual em comparação ao mês de abril de 2022. Em relação a maio de 2021, a UCI se manteve inalterada. Destaca-se, contudo, que a UCI de maio de 2022 e a de 2021 são as maiores para o mês desde 2014, quando a UCI alcançou 71%.
CNI aponta continuidade do otimismo em junho
A expectativa de demanda e a intenção de investimentos cresceram em maio, revelando otimismo dos empresários da Índice. Segundo a Sondagem Industrial, o índice de expectativa de demanda para junho de 2022 foi de 59,1 pontos, maior valor desde setembro de 2021. Em relação ao mês anterior, o crescimento foi de 1,8 ponto. O indicador influenciou diretamente o índice de expectativa de compras de matérias-primas e de número de empregados, que também subiram entre um mês e outro.
Com estes resultados, o índice de intenção de investimento alcançou 56,4 pontos, o que representa um aumento de 0,3 ponto na comparação com maio.
Fonte: CNI
Leia também:
Convênio entre Suape e Sabrae vai conectar pequenos e grandes negócios