Convênio entre Suape e Sabrae vai conectar pequenos e grandes negócios

Projeto de encadeamento produtivo prevê ações de estruturação de micro e pequenos negócios para abastecimento das empresas do complexo de Suape com serviços diversos.

Um convênio assinado nesta terça-feira (14), vai conectar pequenos e grandes negócios em torno do Complexo Industrial Portuário de Suape. Por meio de uma parceria, a gestão portuária e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) vão desenvolver ações para formar fornecedores para as empresas do território estratégico. O investimento no projeto é de R$ 367,8 mil, com duração de 12 meses.

Suape Conecta
Suape traz sustentabilidade à pauta/Foto: Divulgação Suape

A assinatura aconteceu durante o Suape Conecta 2022, no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento foi idealizado para otimizar o relacionamento da estatal portuária com as empresas instaladas no complexo e entorno.

- Publicidade -

O convênio será norteado por cinco focos estratégicos: desenvolvimento empresarial dos micros e pequenos negócios; inserção destes nas políticas corporativas das empresas; acesso aos mercados; desenvolvimento de ações de inteligência competitiva; e criação de redes de aprendizagem entre os micros e pequenos negócios e as empresas.

É um modelo que deu certo na cadeia produtiva criada em Goiana, na Zona da Mata Norte, para atender às necessidades da fábrica do Grupo Stellantis, que produz veículos de marcas como Jeep e Fiat. “Se isso foi feito lá, também pode dar certo em Suape”, explicou o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros.

O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, explica que o Projeto Encadeamento Produtivo, idealizado pelo Sebrae, identifica oportunidades de estruturação de micro e pequenos fornecedores instalados no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, municípios da zona de influência direta de Suape, a partir das necessidades apresentadas pelas empresas do território nas diversas ações de diagnóstico de cenário, como o Censo Suape, e outras ferramentas de análise.

- Publicidade -

Para o gerente regional do Sebrae, Alexandre Alves, o convênio possibilitará a conexão entre os pequenos e os grandes negócios. “No Brasil, 98% das empresas são de pequeno porte. Inseri-las em uma cadeia de fornecedores de classe mundial é um desafio permanente. A experiência que o Sebrae teve em Goiana mostrou exatamente isso. Imagine uma planta daquela envergadura, que, no início, tinha muita dificuldade em conseguir comprar produtos na região e até em Pernambuco. Isso incomodava muito o grupo à época e o levou a procurar o Estado para um pacto de inclusão produtiva, social e econômica na região. Depois de três anos, alcançamos vários resultados, mas o principal foi poder trabalhar com essas empresas, estabelecer a criação de processos e métodos para que estivessem habilitadas a fornecer insumos para uma planta daquele tamanho”, enfatizou.

No Suape Conecta, a gestão portuária também apresentou o Relatório de Sustentabilidade GRI 2021 (Global Reporting Initiative). O diretor de Planejamento e Gestão, Francisco Martins, explicou que esse modelo de relatório permite ao porto gerir corretamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos. “A adoção do GRI revela o compromisso de Suape com a transparência. É uma ferramenta construída com a participação dos atores envolvidos no funcionamento do porto, ouvindo as comunidades impactadas diretamente, buscando se expressar abertamente, para que possamos construir soluções coparticipativas para qualquer problema identificado”, detalhou Martins. O relatório é um documento digital composto por 150 páginas, recheado de fotos, gráficos, tabelas e informações sobre o desempenho da empresa em 2021.

 O Suape Conecta também foi uma oportunidade para apresentação do Projeto Tô na Feira, iniciativa criada pela estatal para dar visibilidade às comunidades produtoras do território, divulgando e comercializando seus produtos, entre frutas, hortaliças e produtos artesanais. O Tô na Feira é realizado periodicamente no centro administrativo de Suape.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -