
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29/8) que será mantida a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de setembro. Com isso, as contas de energia elétrica terão acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a agência, a decisão se deve à necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, motivada pelo baixo volume de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas. As atuais condições de afluência permanecem abaixo da média histórica, o que reduz a capacidade de geração por fontes mais baratas.
A bandeira vermelha 2 já havia sido aplicada em agosto. Em junho e julho, o sistema também indicou custos adicionais na geração, com sinalizações em vermelho.
Como funcionam a tarifação da conta de luz
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). O modelo utiliza as cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2) para indicar se haverá ou não cobrança adicional nas contas de luz.
Em períodos de maior custo — como os de estiagem —, quando é necessário acionar termelétricas, as bandeiras funcionam como sinal de alerta para os consumidores, que passam a receber a fatura com o devido acréscimo. Na bandeira verde, não há cobrança adicional.
A Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica como medida para preservar os recursos naturais e contribuir para a sustentabilidade do setor.
Leia mais: União e Indústria vence leilão e vai construir pequena hidrelétrica em PE










