Anvisa proíbe venda no Brasil de chocolates kinder fabricados na Bélgica

Agência Brasil A comercialização, distribuição, importação e uso de produtos da marca Kinder fabricados na Bélgica foi proibida no Brasil por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota divulgada na noite de ontem (14). De acordo com a Anvisa, a decisão é válida para todos os produtos Ferrero fabricados na Bélgica. “Embora […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Agência Brasil

A comercialização, distribuição, importação e uso de produtos da marca Kinder fabricados na Bélgica foi proibida no Brasil por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota divulgada na noite de ontem (14). De acordo com a Anvisa, a decisão é válida para todos os produtos Ferrero fabricados na Bélgica.

- Publicidade -
Fabricante reitera que produtos alvos de recall em alguns países não vieram para o Brasil – Foto: Caren Fiorouz/Reuters

“Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”, afirma a Anvisa.

A Ferrero foi notificada a prestar informações sobre importações e controle de produtos no país. A medida, no entanto, não afeta os produtos produzidos e comercializados nacionalmente.

A decisão da Anvisa se deu após a notificação no Reino Unido de casos de infecção por Salmonela após consumo de produtos da marca Kinder, na semana passada.

- Publicidade -

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.

Resposta da fabricante do Kinder

A Ferrero do Brasil não atualizou hoje (15) seu posicionamento após a publicação da resolução da Anvisa. Em nota, já publicada, a empresa afirma que os produtos em questão não são comercializados no Brasil. Leia a manifestação da empresa na íntegra: 

“Com relação às últimas comunicações emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Ferrero do Brasil reafirma que os produtos da linha Kinder fabricados em Arlon, na Bélgica, alvo do recall internacional, não são distribuídos pela Ferrero Brasil.
A empresa reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. 
A Ferrero Brasil segue à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e colaborar junto às autoridades locais“.

Leia também:

Sebrae: crescem pequenos negócios que fabricam chocolates

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -