Startups conectam pequenos agricultores e empreendedores ao Carrefour

Por Etiene Ramos Micros e pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estão chegando aos gigantes do varejo a partir de soluções tecnológicas e da visão de oportunidades de startups como a Muda Meu Mundo (MMM), de Fortaleza, e a Local-e, de São Paulo. Há dois meses, elas foram contratadas pela rede global Carrefour que […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Por Etiene Ramos

Micros e pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estão chegando aos gigantes do varejo a partir de soluções tecnológicas e da visão de oportunidades de startups como a Muda Meu Mundo (MMM), de Fortaleza, e a Local-e, de São Paulo. Há dois meses, elas foram contratadas pela rede global Carrefour que vem investindo na regionalização de produtos em suas unidades no Brasil, distribuídas em 13 estados e que somam 485 pontos de venda.

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Priscilla Veras, da MMM – Divulgação

A MMM começou fazendo feirinhas e entregando cestas na capital cearense e  hoje, já com escritório em São Paulo, virou um marketplace que detém uma rede de produtores de hortifruti e faz a operação logística entre eles e o Carrefour, entregando as mercadorias num raio de 250 quilômetros, em até 12 horas. “Só podemos fazer transformações na renda do produtor, gerando segurança e recorrência no processo de venda. Por isso foi preciso olhar para os supermercados. Fazemos essa conexão, eliminando os  intermediários, encurtando a cadeia. Damos apoio técnico, adiantamentos de recebíveis e outras coisas que facilitam o dia a dia dos produtores como a emissão de notas fiscais”, explica Priscilla Veras, fundadora e CEO da Muda Meu Mundo. 

Com parte da equipe trabalhando em home office e muita integração virtual, a empresa recebe o pedido da loja e, usando inteligência de dados, faz o match com o agricultor que tem o produto disponível.  “A MMM acaba sendo uma solução tecnológica para fazer uma empresa muito grande como o Carrefour se conectar de forma simples com o  produtor pequenininho, aquele que só tem uma caixa de abóbora e que não venderia a uma grande rede. Mas se juntar com outros que cadastramos, faz isso com mais facilidade”, diz a CEO, lembrando que todos os produtos possuem tag de rastreio e QR Code para que o consumidor saiba a origem do que vai levar para a mesa. “Ao identificar o produtor, trazemos mais pessoalidade com quem faz nossa comida”, completa. 

Avanços pelos pequenos

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Para a rede, essa parceria facilita a proposta de levar alimentos saudáveis e frescos aos seus clientes, além de incentivar os pequenos produtores rurais que estão mais próximos às lojas. “Entendemos que valorizar a produção dessas pessoas fortalece a economia e as famílias das diferentes regiões do país. Por isso, nos últimos anos ampliamos a participação desses produtos em nossos negócios, em um processo que se baseou também no uso da tecnologia”, diz Arnaud Dusaintpere, diretor comercial das células regionais do Carrefour. 

Adriano Souza: democratização da alimentação saudável – Divulgação

Neste movimento para se aproximar dos fornecedores locais, o Carrefour Brasil vem modificando os processos e até mesmo regras como a de só aceitar entregas em caminhões, nas docas. Agora, a rede aceita que os produtos sejam ser entregues também por carros particulares.

Diretor comercial da célula Nordeste do Carrefour, Adriano Souza, destaca a criação de uma incubadora interna pela empresa a fim de simplificar os contratos e melhorar as negociações com os micro e pequenos fornecedores. Vamos acelerar nossa área digital para oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes. Nosso objetivo é democratizar a alimentação saudável, oferecendo regionalização e preços acessíveis”, revela.

Depois de vários anos trabalhando na Europa e no Brasil em marcas mundiais, Leila Okumura e seu sócio, o argentino Juan Stingo, que foi da Nielsen, multinacional de pesquisa de mercado, abriram a Local.e para prestar consultoria às pequenas e médias indústrias, especialmente as de alimentos e bebidas, e levar seus produtos até as gôndolas das grandes redes do varejo. A plataforma já conta com mais de mil varejistas cadastrados e 3 mil marcas locais que oferecem 7.500 produtos e vêm surpreendendo pela qualidade. 

Leila Okumura – Divulgação

O trabalho deles é unir as duas pontas, por meio das networks que trazem na bagagem e o propósito de promover o consumo local. No trajeto já somam cerca de 8 mil oportunidades comerciais e um olhar apurado sobre as diversas práticas e estratégias do mercado. “O Carrefour tem um importante diferencial do varejo brasileiro que é o cuidado com algumas condições do contrato para os pequenos na parte logística, no processo de cadastro mais simples, e descontos menores nas negociações com os pequenos”, observa a co-fundadora da Local.e.

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