
Um problema que tem angustiado os produtores do polo gesseiro do Araripe pode ter uma solução. Em uma chamada de vídeo com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, representantes do setor pediram ajuda para resolver a crise enfrentada pelo setor, que tem perdido espaço no mercado nacional diante do aumento das importações de gipsita, especialmente da Espanha.
Articulado pelo deputado Fernando Monteiro, o encontro contou com a participação dos empresários Fábio Monteiro, diretor-regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), e Chico Siqueira, ex-prefeito de Ipubi.
“O vice-presidente entendeu a gravidade da situação e prometeu dar um retorno ao setor nos próximos dias”, afirmou o Fernando Monteiro, acrescentando que Alckmin ouviu atentamente os empresários e se colocou à disposição para buscar uma solução que ajude a produção do Araripe.
Durante a conversa, foram apresentados dados preocupantes sobre a queda na participação do polo do Araripe na produção nacional de gesso. A região, que já foi responsável por 95% do fornecimento do insumo no país, hoje responde por apenas 60%. De acordo com eles, cerca de 600 mil toneladas de gipsita estão sendo importadas, o que pressiona os produtores locais e ameaça a competitividade do setor. Por utilizar frete marítimo, os espanhóis conseguem um preço mais atrativos.
Alckmin buscará alternativas
Diretor da Fiepe na região, Fábio Monteiro disse que Geraldo Alckmin foi muito receptivo à situação dos empresários, entendeu as dificuldades do setor e disse que iria analisar uma alternativa. Foi pedida ao vice-presidente uma salva guarda para a produção nacional, mas ele descartou a possibilidade.
Alckmin acrescentou que, depois de estudar a situação, não for possível encontrar uma medida que seja positiva para o setor, vai se reunir com o consulado espanhol para buscar uma solução.
O deputado Fernando Monteiro se comprometeu em continuar atuando para resolver a crise do polo gesseiro da região. “Com uma vídeochamada, levamos Geraldo Alckmin ao Araripe”, destacou o parlamentar.
O Polo Gesseiro do Araripe é um dos principais motores da economia do sertão pernambucano, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Para os empresários e lideranças políticas da região, a articulação junto ao governo federal é vista como essencial para reverter as perdas recentes e garantir a sustentabilidade do setor.
Veja também:
Gesso do Araripe perde espaço: participação cai de 95% para 60%








