Instituto Iperid promove conferência tendo o Nordeste como centro global

Com palestras de Marcos Troyjo, Francisco Saboia e João Henrique Araújo Franklin Neto, o Iperid quer gerar um pensamento crítico sobre o futuro da região, com base acadêmica e estratégica.
Marcos Troyjo
Marcos Troyjo terá participação virtual no evento/Foto: divulgação Fecomércio_SP

O Instituto Iperid realizará a I Conferência Internacional de Guararapes. O evento acontece na tarde da próxima quinta-feira (21), no Museu da Cidade do Recife, e protende promover uma visão central do Nordeste. Com palestras de Marcos Troyjo, Francisco Saboia e João Henrique Araújo Franklin Neto, o Iperid quer gerar um pensamento crítico sobre o futuro da região, com base acadêmica e estratégica.

 “A Batalha do Guararapes trouxe um novo elemento para a história brasileira no aspecto social, com a atuação conjunta entre europeus, africanos e indígenas contra um inimigo externo. O Local da batalha, o Monte dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, cidade fundada em 1593, é considerado o ‘berço da pátria’ por ter sido o cenário de conflitos históricos, que garantiram a expulsão dos holandeses que dominavam a região, na época. É nossa missão continuar e pensar de forma conjunta, assim como foi feito na Batalha de Guararapes, para fortalecimento do Nordeste tendo as Relações Internacionais e Diplomacia como nosso norte”, explica o idealizador do evento Rainier Michael, que é fundador e Presidente de Honra do IPERID.

Olhar para o Nordeste

Os palestrantes vão abordar temas diversos, mas com o olhar voltado para o Nordeste. Francisco Saboya falará sobre Inovação e TI. Ele é economista e mestre em engenharia de produção, com mais de 40 anos de experiência em inovação e empreendedorismo. Foi presidente do Porto Digital, superintendente do Sebrae-PE e atualmente preside a Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (ANPROTEC). É também assessor de inovação e transformação digital na Federação das Indústrias de Pernambuco.

O engenheiro eletricista João Henrique de Araújo Franklin Neto ocupa, desde maio de 2023, o cargo de Diretor-Presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Ele foi presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica – ABRATE, no ciclo de 2020 a 2022, e é vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica. É membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) e representante da Chesf no Conselho de Administração de diversas Sociedades de Propósito Específico das áreas de geração e transmissão de energia.

Marcos Troyjo é um economista, sociólogo e diplomata brasileiro com doutorado em Economia Política Internacional pela Universidade de Columbia, EUA, e é autor de diversos livros e artigos sobre economia internacional, comércio exterior e relações internacionais. Em sua carreira profissional, Troyjo ocupou cargos de destaque no governo brasileiro e em instituições internacionais. Foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (2019-2020), presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) (2020-2023) e diretor do BRICLab, Centro de Estudos sobre o Brics na Universidade de Columbia (2011-2019). Sua participação será virtual.

- Publicidade -

As inscrições para a Conferência Internacional Guararapes podem ser feitas pelo site do Iperid: [email protected]

Leia mais:

Evento vai debater aspectos sucessórios que passam pelos cartórios

Ceará terá a 5ª edição do Proenergia Summit

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -