BNB realiza Fórum para discutir o desenvolvimento regional

O evento reúne especialistas para discutir cenários futuros para o Nordeste
Banco do Nordeste
A 29ª edição do Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento ocorre nesta quinta-feira na sede da instituição em Fortaleza. Foto: Divulgação/BNB.

Os desafios da industrialização verde para a região é o principal tema do 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento que será realizado na sede da instituição nesta quinta-feira (27) em Fortaleza, capital do Ceará. No evento, acontecerão várias palestras de especialistas renomados em desenvolvimento e no final da programação serão revelados os ganhadores do Prêmio BNB de Jornalismo. O Movimento Econômico foi o único veículo pernambucano que ficou na final com uma série de reportagens de autoria da Editora do site, Patrícia Raposo, e da jornalista Angela Fernanda Belfort.

O Fórum é realizado anualmente desde 1995 reunindo palestrantes que falam sobre a conjuntura econômica, os cenários e desafios previstos para os próximos anos, envolvendo principalmente o desenvolvimento regional.

- Publicidade -

O Fórum acontece no auditório Celso Furtado a partir das 8h30m com a cerimônia de abertura às 9h, que vai contar com a participação do presidente do BNB, Paulo Câmara, o presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e o presidente do Conselho de Administração do BNB, Marcello Froldi Negro. Às 10h, será abordado o tema Oportunidades para o Desenvolvimento Regional, que será abordado pela economista sócia da Consultoria Ceplan Tânia Bacelar; pela secretária nacional de políticas públicas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Adriana Melo; e pelo diretor do IPEA Aristides Monteiro.

Uma das palestras a ser realizada à tarde vai mostrar os Desafios da Industrialização Verde com o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, Clélio Campolina; a coordenadora regional de relações com financiadores do Inel, Cibele Gaspar; e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima.

Finalistas do Prêmio BNB

A reportagem finalista do Movimento Econômico é uma série de três matérias assinadas pela editora e fundadora do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, e pela jornalista Angela Fernanda Belfort. Os textos falam sobre o impacto econômico que a implantação da fábrica da Jeep provocou na economia de Pernambuco como um todo. As reportagens trazem ainda um olhar para o futuro da mobilidade e apontam como a produção do carro elétrico tende a transformar ainda mais a economia pernambucana com a produção na fábrica da Stellantis, situada em Goiana, Mata Norte do estado. O material teve como base de informação um estudo feito pela Ceplan Consultoria.

- Publicidade -

Concorrem nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retratem ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. A edição 2023 do Prêmio traz como foco para o Grande Prêmio Nacional o subtema “A importância do agronegócio para o desenvolvimento regional”.

Entre as premiações a serem concedidas estão: o Grande Prêmio Nacional, os demais prêmios nacionais por mídia (texto, áudio, audiovisual, projeto multimídia), onze prêmios estaduais referentes à área de atuação do Banco do Nordeste, além de um prêmio extrarregional e um prêmio universitário. Confira aqui as reportagens selecionadas pelo BNB.

Leia aqui a série de reportagem do ME selecionada pelo prêmio do BNB:

Com montadora da Stellantis, economia de Pernambuco é alçada a outro patamar

Polo automotivo faz Goiana saltar 9 posições no ranking do PIB de Pernambuco

Stellantis e Moura colocam PE no protagonismo do carro elétrico

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -