quinta-feira, 28/03/2024

Indústria do turismo será mapeada em Natal pela prefeitura local e o Sebrae

O mapeamento pretende levantar informações sobre o turismo em Natal para desenvolver políticas públicas para o setor.
Praia de Ponta Negra, em Natal, que é muito frequentada por turistas. Foto: Canindé Soares.

Um dos principais destinos de lazer no Nordeste, Natal terá todos os negócios ligados ao trade turístico mapeados pela primeira vez. Os dados, que começam a ser coletados ainda este mês pelo Sebrae em parceria com a prefeitura da capital potiguar, deverão ser utilizados para identificar o real impacto da indústria do turismo na economia local e, também, revelar as atividades que carecem de políticas públicas urgentes. O setor já oferece vários programas para quem visita a capital potiguar.

Antes da pandemia de covid-19, Natal registrou mais de 1,1 milhão de embarques e desembarques de outras regiões do Brasil e outros 27,8 mil internacionais, segundo números do Ministério do Turismo. Mas qual é a realidade da estrutura turística da cidade para acolher esse contingente? O mapeamento pretende responder a pergunta primeiro identificando os empreendimentos de hospedagem, agências de turismo, operadores de viagens, receptivos turísticos, bares, restaurantes e negócios de alimentação fora do lar. Também entrarão na pesquisa as casas de espetáculos e de entretenimento, os cinemas, teatros, as lojas de artesanato dos bairros, os serviços de bugueiros e a oferta de day use.

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Outra etapa do estudo busca levantar informações das empresas formais e suas características como como empregos gerados, faturamento bruto, arrecadação gerada para o município e o Estado, número total de leitos disponíveis e unidades de meios de hospedagem. Além disso, o mapeamento espera demarcar as principais zonas turísticas de Natal.

“Vamos conseguir traçar um perfil de quem aposta nesse setor para abrir um negócio e já opera no segmento. Esse tipo de levantamento é muito estratégico porque, a partir das informações, poderemos mensurar a representatividade do turismo na economia natalense”, explica o gestor do projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra. As informações vão contribuir para melhorar as políticas públicas do setor.

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