Exportações de Pernambuco cresceram 18% de janeiro a maio

O valor exportado por Pernambuco foi o maior registrado na série histórica iniciada em 1997.
Veículos - hub de Suape
Os carros estão entre os produtos mais exportados por Pernambuco nos cinco primeiros meses de 2022/Foto: Suape/Divulgação

As exportações pernambucanas registraram um crescimento de 18% em relação ao valor exportado nos cinco primeiros meses deste ano, comparando com o mesmo período do ano anterior. Foi o melhor acumulado para este período desde quando se iniciou a série histórica em 1997. De janeiro a maio de 2022, as exportações de Pernambuco alcançaram US$ 1,04 bilhão em valor exportado. Dentre os principais produtos exportados estão o óleo combustível, com destino a Singapura, representando 38% das exportações, politereftalato de etileno e automóveis, majoritariamente para parceiros da América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e México.

Já as importações de 2022, apresentaram o quarto melhor acumulado do ano de janeiro a maio desde o início da série histórica, com um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período de 2021, um valor de US$ 2,8 bilhões importados. Impulsionado principalmente pelas importações de propanos liquefeitos, querosenes de aviação e caixas de marcha. Ainda houve uma ampliação do déficit de -28,3% na balança comercial do Estado.

- Publicidade -

Na análise conjuntural, o levantamento feito pelo CIN destaca a importância da internacionalização de pequenas e médias indústrias, apresentando ações de inteligência comercial e promoção de negócios essenciais para que sua empresa e seu produto chegue mais longe. A internacionalização é um passo importante no sentido também de diversificar os clientes.

Quem desejar maiores detalhes no material elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -