Comércio de Pernambuco espera crescimento nas vendas do Dia das Mães

Para o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), José Luiz Muniz, as vendas neste Dia das Mães vão ficar entre 10% e 12% acima das do ano passado.
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Por Etiene Ramos

O Dia das Mães, a segunda data do ano em vendas, atrás apenas do Natal, deve ser bem positivo para o comércio pernambucano. Pesquisa da Federação do Comércio Varejista de Pernambuco (Fecomércio-PE) revela que 78,6% dos 900 entrevistados desejam comemorar a data, no próximo domingo, 8 de maio.  

- Publicidade -
Foto: Michael Gaida/Pixabay

Realizado de 19 a 26 de abril, o levantamento aponta que 64,7% pretende dar presentes e, embora o percentual seja inferior ao de anos anteriores à pandemia, como 2019, quando a intenção de presentear era mencionada em 80% das entrevistas, a expectativa geral é positiva.

Para o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), José Luiz Muniz, as vendas neste Dia das Mães vão ficar entre 10% e 12% acima das do ano passado. “Estamos considerando uma maior confiança do consumidor, que pode ser medida pela frequência crescente nos shoppings desde o início do ano. Os shoppings estão preparados e os lojistas prontos para fazer grandes vendas, com gasto médio em torno de R$200,00 por cliente”, declara Muniz.

O valor é superior à estimativa da Fecomércio-PE que calcula o ticket médio em torno de R$ 165,00, mas confirma um otimismo generalizado entre os shoppings. No Shopping Center Recife, a previsão é de um aumento de 30% no fluxo de pessoas e de vendas, em comparação com o Dia das Mães de 2021. 

- Publicidade -
Sandra Arruda: público retorna com a segurança graças à vacinação – Foto: Divulgação Tacaruna

Dia das mães eleva otimismo nos shoppings

Também no Recife, o Shopping Tacaruna prevê um índice de 32% no crescimento das vendas sobre a data no ano passado. “Estamos confiantes neste Dia das Mães com as pessoas se sentindo mais seguras para sair de casa e o shopping funcionando plenamente”, comenta Sandra Arruda, superintendente do Shopping Tacaruna.

Nos shoppings da Região Metropolitana do Recife as expectativas continuam positivas. No Guararapes, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, a previsão é de um aumento de 15% nas vendas em relação ao ano passado. Mesmo percentual estimado pela direção do  Paulista North Way Shopping (PNWS), no município do Paulista, mas que se dá sobre o ano de 2019, sem nenhuma restrição de público por causa da pandemia. “Nossa expectativa é muito boa para o Dia das Mães, esperamos um aumentode 15% sobre as vendas de 2019, o último ano anterior à pandemia”, afirma Marco Motta, superintendente do PNWS.

Único shopping de grande porte na cidade, o Paulista North Way vem sentindo uma melhora significativa desde a última Páscoa, onde houve um crescimento real de 30% nas vendas em relação a 2019. “Dois dias antes da data as lojas de chocolates já não tinham mais estoque e tiveram que fazer compras de última hora na indústria para atender os clientes de última hora”, diz Motta, muito satisfeito com a repercussão no restante do mall. “As vendas por impulso aconteceram como há muito tempo não aconteciam, com as pessoas comprando outros produtos não relacionados à Páscoa”, completa.

Marco Motta eleva o otimismo a partir das vendas da Páscoa/Foto: divulgação

Leia também:

Comércio: vendas crescem 10,1% no primeiro semestre, mas recuperação é parcial

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -