Aneel libera eólicas da Qair Brasil no RN para operação comercial

Além dos projetos em pleno funcionamento no Ceará, e agora no Rio Grande do Norte, a Qair tem em seu plano de expansão um projeto de geração offshore na costa do Ceará, que deve entrar em operação em 2026.
Qair complexo Afonso Bezerra
Complexo Afonso Bezerra da Qair Brasil no Rio Grande do Norte/Foto: divulgação Qair Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação das eólicas da Qair Brasil. Serão 58,8 MW de fonte eólica que entrarão em operação comercial. Os despachos foram publicados na edição desta segunda-feira (2) do Diário Oficial da União.

As plantas ficam localizadas no Rio Grande do Norte, nos municípios de Macau e Afonso Bezerra. Foram liberadas ao todo as unidades geradoras eólicas de Afonso Bezerra I, II, III e IV e Angicos I e II. Os seis projetos agora entram na fase de testes.

- Publicidade -

O novo complexo em atividade tem ao todo 38 aerogeradores modelo V150, com 125 metros de altura, da fabricante dinamarquesa Vestas. Toda energia do Complexo de Afonso Bezerra está negociada no Mercado Livre – que oferta o insumo diretamente para consumidores acima de 500 MW.

Complexo offshore da Qair

Além dos projetos em pleno funcionamento no Ceará, e agora no Rio Grande do Norte, a Qair tem em seu plano de expansão um projeto de geração offshore na costa do Ceará, que deve entrar em operação em 2026.

Segundo Gustavo Silva, diretor de Operações da Qair Brasil, o projeto off Shore contemplará 128 torres, com 9,5 MW, totalizando 1.216 MW. “Mas essa energia será voltada para nossos projetos de hidrogênio verde”, avisa.

- Publicidade -

Recentemente, a Qair Brasil assinou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará para o desenvolvimento de planta de produção de hidrogênio verde, com capacidade de 2.240 megawatts (MW) e prevê outro projeto de igual porte, no estado de Pernambuco.

Subsidiária brasileira do grupo Qair Internacional, de origem francesa, com operações em 17 países e mais de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis, a Qair Brasil tem em carteira de projetos contam mais de 6 GW em fontes renováveis, dentre os quais 210,6MW já se encontram em operação comercial e outros 382,4 MW em construção. Esse volume representará, em pouco mais de três anos, investimentos na ordem de R $2,7 bilhões.

Atualmente, a Qair Brasil está trabalhando no desenvolvimento e implantação de mais de 600MW em capacidades renováveis. No Ceará, o complexo eólico e solar fotovoltaico Serrote e sua expansão, Serra do Mato, juntos, vão possuir capacidade de cerca de 320 MW de energia eólica e 101 MW de energia solar. Já no Rio Grande do Norte, o complexo eólico Afonso Bezerra terá capacidade de 159,6 MW. 

Leia também: Aneel recebe sugestões para atualização das bandeiras tarifárias

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -