A governadora Raquel Lyra iniciou, nesta sexta-feira (7), uma série de entregas, vistorias e anúncios em Fernando de Noronha, com foco na modernização da infraestrutura aeroportuária e no reforço de equipamentos públicos da ilha. O primeiro compromisso foi a inauguração do pátio de aeronaves e de duas pistas de taxiamento do Aeroporto Governador Carlos Wilson, uma delas reaberta após mais de dez anos de interdição.
“Estamos investindo cerca de R$ 90 milhões nas obras do Aeroporto de Fernando de Noronha para garantir o pleno funcionamento do equipamento. Em breve, também teremos o início das obras no terminal de passageiros. São investimentos importantes chegando ao arquipélago, um dos maiores e melhores destinos turísticos do mundo. Ao longo deste fim de semana, faremos o anúncio de novas obras e ações do Governo de Pernambuco, algumas delas em parceria com o governo federal”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
As intervenções entregues contemplam o novo pátio de aeronaves, área destinada ao estacionamento de aviões para embarque e desembarque, e as pistas de taxiamento Alfa e Bravo, que ligam a pista principal ao pátio. A Alfa tem 4.580 m² e a Bravo, que estava interditada há uma década, possui 3.002 m². Ambas receberam reforço de base e novo pavimento.
“A entrega desta obra representa um marco significativo. O investimento visa modernizar o aeroporto da ilha, um projeto que há anos não recebia atenção. A governadora Raquel Lyra está à frente desta iniciativa, que trará maior segurança e conforto para turistas, moradores e todos que utilizam o aeroporto, principal via de acesso ao continente”, declarou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, André Teixeira Filho.
As melhorias fazem parte do processo de requalificação iniciado em setembro de 2024, conduzido pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. O cronograma prevê conclusão das obras até março de 2026, incluindo intervenções no terminal de passageiros e adequações estruturais para atender parâmetros de segurança operacional definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Agenda de ações em Noronha
Ao longo do dia, a governadora visitou a Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha e os Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró. A agenda incluiu ações nas áreas de infraestrutura, assistência social, patrimônio e habitação, com objetivo de ampliar serviços públicos e atualizar estruturas que passam por desgaste associado às condições ambientais do arquipélago.
À noite, Raquel Lyra entrega o Centro de Acolhimento à Mulher, assina ordem de serviço para reestruturação do Cemitério e autoriza a licitação para construção de novas unidades habitacionais.
Compromissos no fim de semana
A programação continua no sábado (8), com visita ao Hospital São Lucas e participação na cerimônia de lançamento do Projeto Noronha Verde, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No domingo (9), a gestora retorna ao Aeroporto do Arquipélago para vistoria das próximas etapas do projeto.
Veja também:
Aeroporto de Noronha tem nova fase de obras para aviões não atolarem














