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BA: Centro Industrial de Aratu terá R$ 12,5 mi em melhorias no acesso viário

Polo industrial conta com cerca de 400 empresas e gera 15 mil empregos diretos
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Governador Jerônimo Rodrigues assinou ordem de serviço junto a técnicos da gestão estadual e a empresários. Foto: Matheus Landim/Governo da Bahia

O Governo da Bahia anunciou R$ 12,5 milhões em investimentos na pavimentação de vias de acesso ao Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O objetivo é melhorar a infraestrutura de um polo onde estão instaladas cerca de 400 empresas, que gera 15 mil empregos diretos e no entorno do qual residem 135 mil pessoas.

Os aportes são a primeira grande ação concreta após um acordo de cooperação firmado em março deste ano entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia). A iniciativa é voltada à realização de ações de manutenção e conservação da infraestrutura do polo industrial.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que, por se situar nas proximidades da capital, o polo tem um posicionamento estratégico para a atração de empresas, principal objetivo da gestão estadual ao priorizar esses investimentos.

“Um dos importantes atrativos é a mão de obra, outro é a localização geográfica. Esse é um polo que está perto de BRs, de centro comercial, aeroporto. Por isso, a infraestrutura de estradas, inclusive no entorno e dentro das ruas, é de responsabilidade nossa”, afirmou o governador, durante ato, esta semana, para assinatura da ordem de serviço das intervenções viárias.

Porto de Aratu-Candeias, Bahia
Porto de Aratu é um dos atrativos do complexo industrial situado nos municípios de Candeias e Simões Filho. Foto: Codeba/Arquivo/

Centro Industrial de Aratu é estratégico pela localização

O Centro Industrial de Aratu começou a operar em 1967 e é formado por dois braços: o CIA Norte, no município de Candeias, e o CIA Sul, em Simões Filho. As obras anunciadas pelo Governo do Estado incluem a recuperação das vias Periférica I, Urbana, de Penetração IV e Interna, beneficiando empresas de pequeno, médio e grande porte ali instaladas.

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Com 249 quilômetros quadrados, o complexo em Simões Filho conta com empreendimentos em setores industriais como o químico, o de fertilizantes, o alimentício, o de plásticos e o da metalurgia. Entre eles, estão a Unigel, o Magazine Luiza, a Tramontina, a Ypê e a Avon. Outro atrativo estratégico da região é o Porto de Aratu, no município de Candeias.

Indústrias de Camaçari e Feira de Santana também têm sido incentivadas

Os investimentos na região de Simões Filho fazem parte de um plano estratégico da gestão estadual para incentivar a atração de indústrias e fomentar os setores produtivos baianos. O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, cita iniciativas similares que foram adotadas no Polo Industrial de Camaçari, também na Região Metropolitana de Salvador, e as que vêm sendo realizadas em Feira de Santana, no interior do estado.

“É o momento de celebrar a aliança produtiva feita entre os empresários e o Governo do Estado. O ano de 2023 foi todo de planejamento para executar esses projetos, como aconteceu com o Polo Industrial de Camaçari, como está acontecendo em Feira de Santana e hoje foi com esse importante equipamento para a atração de grandes indústrias para a Bahia”, afirmou.

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Corredores importantes para o escoamento da produção ou para o turismo têm recebido prioridade em ações de manutenção. Foto: Carlos Costa/Governo do Rio Grande do Norte

Estados têm investido em estradas com foco em setores produtivos

Os anúncios feitos na Bahia se unem a um rol de iniciativas recentes de outros estados voltadas à pavimentação e restauração de estradas com foco nos setores produtivos. No mês passado, o Ceará celebrou a melhora de índices de qualidade do pavimento das rodovias locais após aportes de R$ 1,3 bilhão em cinco anos. Atualmente, o estado realiza obras em 343 quilômetros de estradas, por meio da aplicação de R$ 612 milhões em recursos, além de ter outros R$ 800 milhões ainda previstos.

No Rio Grande do Norte, R$ 128 milhões estão sendo aportados em três frentes de trabalho voltadas a corredores turísticos, o que, segundo associações ligadas ao segmento, está proporcionando um alento para operadores e turistas após 30 anos de espera. Já em Pernambuco, R$ 600 milhões foram investidos em rodovias desde 2023, parte disso também com foco em setores como indústria e turismo.

Leia também: PE aposta na tecnologia chinesa para conservar R$ 17 bi em estradas

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