Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Com novo operador, Starbucks pode retomar desembarque no NE

Rede de cafeterias que tem o símbolo da fada Melusina chegou a anunciar lojas em Fortaleza e no Recife, mas expansão da Starbucks no NE ficou apenas em Salvador
Starbucks NE Recife e Fortaleza
A chegada da rede de cafeterias Starbucks ao Recife e Fortaleza foi anunciada pela própria Starbucks em março de 2023, mas expansão no NE acabou suspensa. Foto: Arte ME com imagens do Instagram oficial da Starbucks

Em recuperação judicial desde o ano passado, o grupo South Rock, operador das lojas da Starbucks no Brasil, foi adquirido pela Zamp, dona do Burguer King e do Popeye’s no Brasil. Em comunicado de “Fato Relevante” divulgado na quinta-feira (6), a Zamp informou ao mercado que o preço acordado para aquisição foi de R$ 120 milhões. Um sinal verde para as futuras retomadas do desembarque da famosa rede de cafeterias norte-americana no Nordeste.

Somente Salvador possui lojas da Starbucks operando na região, em dois shoppings da capital baiana desde 2023. Fortaleza e Recife chegaram a ter estabelecimentos anunciados, mas o endividamento do o grupo SouthRock de quase R$ 2 bilhões fez com que os planos de expansão na região fossem cancelados.

Em vez de crescimento, a Starbucks encolheu no Brasil, com o fechamento de cerca de 50 unidades nos nove estados onde a marca já atuava, principalmente em São Paulo. Atualmente, a cafeteria conta com cerca de 140 lojas no país.

A Starbucks chegou ao Brasil em 2006, quando teve a sua primeira loja no Morumbi Shopping, em São Paulo. Dois anos depois, chegou ao Rio de Janeiro. A SouthRock tinha um contrato de licenciamento com a Starbucks no Brasil desde 2018.

Em 2019, após 11 anos atuando exclusivamente em São Paulo e Rio de Janeiro, foram inauguradas as primeiras lojas no Sul, em Santa Catarina. Em dezembro de 2020, a Starbucks iniciou sua operação em Brasília. Em 2021, a marca que tem o símbolo da fada Melusina (não é sereia) chegou em mais três mercados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

- Publicidade -

No início de 2023, a Starbucks ganhou uma loja na cidade de Alexânia, em Goiás, e depois do Centro-Oeste iniciou seu plano de conquista do Nordeste através da Bahia. De Salvador, as próximas etapas seriam Fortaleza e Recife.

Na capital cearense, shoppings center chegaram a anunciar que iriam abrigar operações da cafeteria internacional. A previsão era que até oito lojas poderiam funcionar na cidade, mas só restaram tapumes. Em novembro de 2023, a SouthRock anunciou o recuo por ter pedido recuperação judicial.

O Recife chegou a ter loja anunciada pelas redes sociais da Starbucks no Brasil em março do ano passado. A operação iria funcionar no Shopping Recife, ocupando uma área de 217 metros quadrados.

Ao contrário das outras capitais nordestinas, o Recife também estava nos planos da Starbucks para uma operação de loja de rua. O local escolhido estava sendo mantido em sigilo, mas o Bairro do Recife, por abrigar um público jovem e consumidor da marca das empresas do Porto Digital, era um ponto bem considerado. O encontro para o café também acabou adiado indefinidamente.

Expansão da Starbucks no mundo

Com uma nova gestora, planos de expansão da Starbucks no Brasil voltarão a ser avaliados. O país estava na contramão em relação à instalação de novas lojas da cafeteria pelo mundo.

A empresa pretende operar 55 mil lojas até 2030, um aumento de 50% em relação ao seu número atual. A maioria dos novos estabelecimentos será fora da América do Norte, com foco na América Latina e na Ásia. Somente na Índia, a projeção é que sejam abertas mais mil unidades até 2028.

Além de operar em cidades de médio porte nestes países, a Starbucks pretende adaptar seus espaços para ambientes menos barulhentos para facilitar as conversas e as comunicações entre clientes e atendentes. As lojas também serão projetadas para usar menos energia e água e ainda produzir menos resíduos.

Da pandemia, a empresa percebeu o crescimento dos pedidos online e de uma maior demanda por bebidas geladas. O Nordeste vai ter esperar mais um pouco para provar e comprovar.

Leia mais: Taco Bell mira chegada no NE, tendo como principal alvo o Ceará

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -