Em recuperação judicial desde o ano passado, o grupo South Rock, operador das lojas da Starbucks no Brasil, foi adquirido pela Zamp, dona do Burguer King e do Popeye’s no Brasil. Em comunicado de “Fato Relevante” divulgado na quinta-feira (6), a Zamp informou ao mercado que o preço acordado para aquisição foi de R$ 120 milhões. Um sinal verde para as futuras retomadas do desembarque da famosa rede de cafeterias norte-americana no Nordeste.
Somente Salvador possui lojas da Starbucks operando na região, em dois shoppings da capital baiana desde 2023. Fortaleza e Recife chegaram a ter estabelecimentos anunciados, mas o endividamento do o grupo SouthRock de quase R$ 2 bilhões fez com que os planos de expansão na região fossem cancelados.
Em vez de crescimento, a Starbucks encolheu no Brasil, com o fechamento de cerca de 50 unidades nos nove estados onde a marca já atuava, principalmente em São Paulo. Atualmente, a cafeteria conta com cerca de 140 lojas no país.
A Starbucks chegou ao Brasil em 2006, quando teve a sua primeira loja no Morumbi Shopping, em São Paulo. Dois anos depois, chegou ao Rio de Janeiro. A SouthRock tinha um contrato de licenciamento com a Starbucks no Brasil desde 2018.
Em 2019, após 11 anos atuando exclusivamente em São Paulo e Rio de Janeiro, foram inauguradas as primeiras lojas no Sul, em Santa Catarina. Em dezembro de 2020, a Starbucks iniciou sua operação em Brasília. Em 2021, a marca que tem o símbolo da fada Melusina (não é sereia) chegou em mais três mercados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
No início de 2023, a Starbucks ganhou uma loja na cidade de Alexânia, em Goiás, e depois do Centro-Oeste iniciou seu plano de conquista do Nordeste através da Bahia. De Salvador, as próximas etapas seriam Fortaleza e Recife.
Na capital cearense, shoppings center chegaram a anunciar que iriam abrigar operações da cafeteria internacional. A previsão era que até oito lojas poderiam funcionar na cidade, mas só restaram tapumes. Em novembro de 2023, a SouthRock anunciou o recuo por ter pedido recuperação judicial.
O Recife chegou a ter loja anunciada pelas redes sociais da Starbucks no Brasil em março do ano passado. A operação iria funcionar no Shopping Recife, ocupando uma área de 217 metros quadrados.
Ao contrário das outras capitais nordestinas, o Recife também estava nos planos da Starbucks para uma operação de loja de rua. O local escolhido estava sendo mantido em sigilo, mas o Bairro do Recife, por abrigar um público jovem e consumidor da marca das empresas do Porto Digital, era um ponto bem considerado. O encontro para o café também acabou adiado indefinidamente.
Expansão da Starbucks no mundo
Com uma nova gestora, planos de expansão da Starbucks no Brasil voltarão a ser avaliados. O país estava na contramão em relação à instalação de novas lojas da cafeteria pelo mundo.
A empresa pretende operar 55 mil lojas até 2030, um aumento de 50% em relação ao seu número atual. A maioria dos novos estabelecimentos será fora da América do Norte, com foco na América Latina e na Ásia. Somente na Índia, a projeção é que sejam abertas mais mil unidades até 2028.
Além de operar em cidades de médio porte nestes países, a Starbucks pretende adaptar seus espaços para ambientes menos barulhentos para facilitar as conversas e as comunicações entre clientes e atendentes. As lojas também serão projetadas para usar menos energia e água e ainda produzir menos resíduos.
Da pandemia, a empresa percebeu o crescimento dos pedidos online e de uma maior demanda por bebidas geladas. O Nordeste vai ter esperar mais um pouco para provar e comprovar.
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