Levantamento do Audens Group sobre o desempenho do mercado de trabalho no Nordeste no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, aponta que o setor de finanças liderou as contratações na região, junto com infraestrutura e tecnologia da informação. A pesquisa traduziu as contratações intermediadas no período pelo Audens, que é a maior consultoria de recrutamento no Nordeste.
Segundo dados do levantamento, o setor de finanças respondeu por 28% dos novos contratos de trabalho, enquanto infraestrutura por 16%, e tecnologia da informação por 12%. O material da Audens reflete as tendências do mercado de trabalho com base nas demandas específicas das empresas no período. Importante ressaltar que estamos falando de profissionais com salário superior a R$ 10 mil.
Entre os estados, Pernambuco teve o maior volume de contratações, seguido por Ceará e Bahia. No mercado pernambucano, o setor de finanças respondeu por 54% das contratações; o de TI por 24,6%; e o de infraestrutura, por 21,1%. No Ceará, finanças também liderou com 42%, seguido por supply chain (31,9%) e por recursos humanos (26,1%). Já na Bahia, o setor de finanças ficou com 42,4%, o setor comercial com 33,3% e o de infraestrutura, com 24,25%.
Os dados trazem duas surpresas, segundo Fábio Gonçalves de Oliveira, sócio na Audens. A primeira é que mostra uma movimentação atípica, já que setor comercial sempre foi o que mais demandou contratações. A segunda é que o setor de finanças subiu ao topo do ranking.
Motivos
E neste caso, não se trataram de contratações por bancos ou fintechs. Curiosamente, a demanda veio de empresas que estão reforçando seu setor financeiro. São profissionais com cargo de gerente e diretor financeiro, especialistas em M&A (fusões e aquisições), diretor comercial.
Da mesma forma, as contratações em TI, que ficaram em 2º lugar em Pernambuco, não têm relação com o ecossistema do Porto Digital, no Recife. Elas indicam que as empresas estão, sim, reforçando seus times de tecnologia.
No segmento de infraestrutura, que foi destaque também em Pernambuco e na Bahia, os maiores demandantes por mão-de-obra são as construtoras. “Temos muitas empresas investindo em condomínios e grandes projetos imobiliários e isso demanda profissionais especializados em pavimentação, em saneamento, por exemplo” explica Fábio.
Futuro incerto
Para a Audens, os números indicam que o empresariado recua na expansão do seu comercial e investe num backoffice mais qualificado para enfrentar o futuro, que parece trazer mais incertezas que o normal. “É como se os empresários estivessem dizendo, que o farol está curto, que não estão vendo o fim do túnel”, analisa Fábio.
A pesquisa mostra ainda que houve um aumento de 12% na contratação de mulheres na região, embora os homens ainda tenham liderado os processos com 51,6%.
O setor que puxou mais as contratações femininas foi o de qualidade, seguido por marketing e jurídico. Já os homens lideraram as contratações no setor de TI e infraestrutura. No setor de finanças, as contratações ficaram equilibradas para os dois lados.
Quando o recorte é faixa etária, 49% das contratações envolveram pessoas entre 26 e 35 anos; 35%, de 36 a 45; e 10% acima de 45 anos.
Audens EDU traz qualificação profissional
O Audens Group, fundado em em 2015, no Recife, acaba de criar um braço educacional, o Audens EDU. O grupo que já conta com três empresas – Audens, Audens One e Audens Board – e tem escritórios em São Paulo, Salvador e Fortaleza, decidiu investir no ramo de educação para trazer ao Nordeste cursos rápidos e de qualidade voltados a empresários e executivo. “A nossa intenção é atender à necessidade desse público que, em geral, não dispõe de muito tempo para fazer cursos de qualificação profissional”, explica Fábio.
Para o primeiro curso, com o tema “Imersão em Experiência do Cliente e do Colaborador”, a Audens EDU está trazendo o consultor Claudemir Oliveira, que tem no currículo 15 anos como líder global nos treinamentos da Disney. Além dele, o curso conta com profissionais com casos relevantes de sucesso no Nubank, Carvalheira e Link School. O curso será no dia 13 de junho, no JCPM.
Leia também:
Vagas de estágio na AGU em vários Estados do Nordeste
Alerta de empregos: vagas disponíveis no Recife Outlet
CE anuncia 54 novos projetos privados e R$ 463 mi em investimentos