Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Governo de Sergipe renova incentivos fiscais para embarcações pesqueiras

O benefício serve de fomento para pesca marítima.
Incentivos para barcos de pesca em Sergipe
Foto: Ednilson Barbosa Secom-SE

Os incentivos fiscais para as embarcações pesqueiras foram renovados pelo Governo de Sergipe. A portaria da Secretaria de Estado da Fazenda (Nº 0004/2023) foi publicada nesta quarta-feira (15) e regulamenta o benefício, estabelecendo cota anual de óleo diesel a ser distribuída com isenção do ICMS à frota pesqueira em operação no estado de Sergipe. O subsídio no valor de R$ 2.487.861,78 é válido para o período de janeiro a dezembro de 2023.

“O benefício serve de fomento para pesca marítima, possibilitando o aumento da competitividade com outros mercados nacionais e, consequentemente, o aumento da rentabilidade daqueles trabalhadores envolvidos na atividade pesqueira”, ressaltou o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca do Estado, Zeca da Silva.

Incentivos para barcos motorizados

São beneficiados todos os proprietários de embarcações motorizadas, previamente cadastrados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Segundo a portaria, a responsabilidade pelo preenchimento do mapa de consumo e acompanhamento mensal do fornecimento de óleo diesel para embarcações pesqueiras fica a cargo da Associação dos Armadores de Pesca da Grande Aracaju – Assapaju/SE, da Associação dos Produtores de Pescado de Pirambu – APPP/SE e do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Pirambu- Condepi/SE. Na publicação também consta a identificação das embarcações beneficiadas.

A regulamentação foi comemorada pelo setor pesqueiro. “Agradecemos ao Governo do Estado e à Secretaria da Agricultura e Pesca por sermos agraciados logo no início do ano, no começo da nossa pesca. Esse benefício vai ajudar, e muito, a todos os barcos de pesca e a toda cadeia produtiva”, diz o presidente da Associação dos Armadores e coordenador da câmara empresarial de pescados da Fecomércio/SE, Humberto Luiz Eng de Almeida. Segundo ele, o subsídio favorece os donos de barcos, reduzindo em aproximadamente 21% as despesas com óleo diesel.

Leia também:

- Publicidade -

Mitidieri aproveita visita de Lula para atrair apoio para obras do canal de Xingó

Lula visita obras de duplicação da BR-101 em Sergipe

A saída para Pernambuco passa pela ferrovia da Bemisa. Entenda a razão

Com refinaria, Porto de Pecém poderá ser ponto de reabastecimento de navios

Suape vai dar início ao abastecimento de navios em alto-mar por empresas privadas

Cade aprova aquisição de área do EAS pela APM Terminals, mas investigará stalking horse

Márcio Guiot é indicado para presidência do Porto de Suape

Pecém fecha 2022 com recorde histórico

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -