No novo episódio do podcast Movimento da Semana, a CEO do Movimento Econômico, Patricia Raposo, e a repórter Ângela Belfort discutem os desafios e as apostas para o setor elétrico nordestino, com foco no projeto piloto da Axia Energia, nova marca da Eletrobras. Instalado no Sertão da Bahia, o experimento combina geração de energia solar, eólica e hídrica, com armazenamento em baterias de grande porte e a operação de um data center flexível. O objetivo é testar a integração entre diferentes fontes e o consumo inteligente de energia em horários estratégicos.
A conversa também abordou os prejuízos bilionários causados pelos cortes na geração de renováveis no Nordeste, que somaram R$ 5,4 bilhões de janeiro a outubro deste ano, e os investimentos da Axia em linhas de transmissão, modernização de hidrelétricas e tecnologia de armazenamento. O episódio foi gravado no estúdio do Hub Plural, no Recife Antigo.
Leia mais: Redução de tarifas de energia no Nordeste entra em consulta pública










