
Treze editais de subvenção econômica não reembolsável, totalizando R$ 3,3 bilhões, estão abertos a empresas brasileiras de todos os portes com projetos de desenvolvimento tecnológico alinhados aos seis setores estratégicos da Nova Indústria Brasil (NIB): cadeias agroindustriais, saúde, infraestrutura, transformação digital, transição energética e defesa nacional. Os recursos integram a segunda rodada do Programa Mais Inovação, lançada em 6 de fevereiro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Finep.
A Transição Energética recebe a maior fatia: R$ 500 milhões. Cadeias Agroindustriais, Saúde, Tecnologias Digitais, Base Industrial de Defesa e a Chamada Regional recebem R$ 300 milhões cada. Desafios Tecnológicos ficam com R$ 210 milhões, distribuídos entre desenvolvimento de trator para agricultura familiar (R$ 60 milhões) e eletrolisador nacional (R$ 150 milhões). Transformação Mineral receberá R$ 200 milhões; Economia Circular e Cidades Sustentáveis, R$ 150 milhões; Mobilidade Sustentável, R$ 120 milhões; e Semicondutores, R$ 100 milhões.
O ciclo anterior, lançado em 2024/2025, mobilizou R$ 2,5 bilhões em 13 editais e resultou em mais de 200 projetos contratados, envolvendo mais de 400 empresas parceiras, cerca de 2.800 pesquisadores (dos quais mais de 900 eram mestres ou doutores) e mais de 140 instituições científicas e tecnológicas (ICTs). A participação obrigatória de ICTs como requisito para submissão de propostas se mantém na nova rodada, com condições diferenciadas de contrapartida para propostas em rede, formadas por ao menos outras duas empresas e um ICT.
No primeiro trimestre de 2026, a Finep realizará ainda nova rodada da seleção pública “Conhecimento Brasil”, com R$ 500 milhões voltados à repatriação, fixação e atração de pesquisadores de excelência no país.
Inovação no NE: R$ 113 bilhões aprovados na Chamada Regional
A Chamada Nordeste da NIB selecionou 189 projetos totalizando R$ 113 bilhões, volume 11 vezes superior à estimativa inicial de R$ 10 bilhões. Das 245 propostas recebidas, que somaram R$ 127 bilhões, os resultados foram anunciados em 1º de dezembro de 2025, durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, em Teresina (PI).
As propostas selecionadas cobrem os nove estados da região e estão distribuídas em cinco frentes: transição energética com foco em armazenamento (59 projetos), hidrogênio verde (44), data center verde (40), bioeconomia com foco em fármacos (39) e setor automotivo incluindo máquinas agrícolas (37). 74% das propostas aprovadas são de micro, pequenas e médias empresas; 32% foram apresentadas em consórcio com outras empresas; e 77% envolveram cooperação com instituições de ciência e tecnologia.
A chamada foi conduzida em parceria entre BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Finep, com suporte técnico da Sudene e do Consórcio Nordeste. O BNDES registrou crescimento de 32% nos recursos aprovados para a região em 2025 em relação a 2024. A próxima etapa prevê a elaboração de Planos de Suporte Conjunto (PSC) para cada proposta selecionada, orientando as empresas sobre as linhas e instituições mais adequadas a cada projeto antes da análise técnica, financeira e jurídica formal.
*Com informações da Agência Gov
Leia mais: Gestão e dados no campo impulsionam nova fase da pecuária em Alagoas










