
As operadoras de telefonia fizeram reforços em várias cidades que têm grandes festas de São João para o usuário continuar interagindo e postando nas suas redes sociais. E a expectativa de algumas operadoras, como a TIM, é de que nestas festas juninas os usuários usem mais o 5G, a tecnologia de conexão mais rápida com menor tempo de latência (resposta) e capacidade para conectar mais dispositivos simultaneamente, comparando com o 4G.
” A expectativa é que, durante o São João, o 5G represente mais de 40% do tráfego total de dados da operadora. Em comparação com 2024, já foi registrado um aumento de 65% no volume de dados trafegados na rede móvel”, disse o gerente de Operação de Redes da TIM Nordeste, Gustavo Maciel.
Em 2024, ocorreu um avanço da cobertura 5G no Brasil e Nordeste. Em abril de 2024, eram 81 cidades com o 5G no Nordeste, – excluindo o Maranhão -, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em junho último, a TIM estava oferecendo cobertura 5G em 151 cidades do Nordeste com cerca de 2 milhões de acessos ativos na região, segundo dados da Teleco de maio de 2025. O Maranhão não entra nestas 151 cidades porque foi enquadrado, pela Anatel, como Norte na divisão dos serviços de telecomunicações, incluindo o 5G.
Atualmente, a rede 5G da TIM está presente em 11 cidades de Alagoas, 43 da Bahia, 36 do Ceará, 16 da Paraíba, 20 de Pernambuco, 9 do Piauí, 12 do Rio Grande do Norte e 4 de Sergipe.

O 5G oferece uma melhor experiência ao usuário em grandes eventos, segundo Gustavo. A companhia dividiu o reforço da rede para o São João em diferentes frentes. “Em Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Petrolina (PE) e Aracaju (SE), a TIM ativou antenas temporárias para atender ao aumento de demanda. Já em cidades como Gravatá, Limoeiro, Carpina, Cruz das Almas (BA), Patos (PB), Maracanaú (CE), Mossoró (RN) e Maceió (AL), foram instaladas novas antenas de forma permanente”, conta Gustavo. Essa estrutura permite velocidades de até 1 Gbps na rede 5G, mesmo nos períodos de pico, de acordo com a empresa.
O 5G oferece uma melhor experiência ao usuário em grandes eventos, segundo Gustavo, que acrescentou que a empresa já registrou “resultados” desse investimento. “Nos primeiros fins de semana de festa em Caruaru e Campina Grande, foram registrados 26 terabytes em tráfego de dados, o equivalente a cerca de 72 mil horas de vídeos no YouTube. Em Sergipe, o reforço na rede começou em maio e, apenas nos dois primeiros fins de semana de eventos, o tráfego somou 6 terabytes, correspondendo a aproximadamente 16 mil horas de vídeos”, afirmou.
O gerente disse também que a “TIM entende a importância social, econômica e cultural do São João no Nordeste e, por isso, realizou investimentos robustos em rede para garantir conectividade durante os grandes eventos”.
Claro fez reforço nas redes para as festas de São João
A operadora Claro também reforçou a infraestrutura existente nas áreas próximas às festas de São João no Nordeste. “Os locais das festas são mapeados e as estações móveis de telefonia celular (ERBs) servidoras são ampliadas através de novos canais de frequência, e inclusão da nova tecnologia 5G. Para localidades como Caruaru, Campina Grande e Petrolina são incluídas ERBs temporárias junto aos pátios de eventos, para reforçar ainda mais a capacidade de rede”, comentou o diretor regional da Claro para o Nordeste, André Peixoto.
Ele argumentou que com a chegada das festas de São João, o tráfego de voz e dados tende a aumentar exponencialmente nas áreas onde são realizadas as comemorações juninas, o que levou também a companhia a realizar um plantão diferenciado das equipes técnicas para monitorar e garantir a qualidade da rede nesse período.
No Nordeste, a Claro oferece o 5G em mais de 30 municípios. Ao ser questionado se o 5G proporciona uma cobertura melhor em grandes eventos, André respondeu que esta tecnologia “garante uma melhor experiência no uso de dados e aplicativos de conteúdo aos usuários, inclusive, proporciona maior produtividade executiva, pois agrega mais recursos de frequências associado a uma tecnologia mais eficiente”.
A operadora Vivo também informou que além dos investimentos realizados ao longo do ano para oferecer o melhor serviço de voz e dados, intensificou “medidas para garantir a qualidade quando há maior demanda no uso, como por exemplo, durante as festas tradicionais nos principais polos de São João no Nordeste”. Neste período, a empresa mantém equipes mobilizadas para monitorar quaisquer atividades fora da normalidade e, assim, agir no menor tempo possível.
A Vivo já soma 530 municípios com a tecnologia 5G em todo o país, oferecendo o serviço para as cidades que têm mais de 200 mil habitantes.
Leia também
Distribuidoras de energia alertam sobre riscos de fogueiras e balões
Fenearte celebra 25 anos como “A Feira das Feiras” e meta de superar R$ 108 milhões