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Festa, forró e bilhões: como o São João aquece o NE

Em Pernambuco, as festas juninas aquecem vários setores da economia e tornam junho a segunda melhor época para o comércio
Caruaru tem o maior São João de Pernambuco, aquecendo a economia da cidade. Foto: Rafael Moreira/Prefeitura de Caruaru

O São João aquece a fogueira da economia. A expectativa é de que 24 milhões de pessoas participem das festas juninas este ano que devem movimentar R$ 7,4 bilhões no País inteiro. Somente as cidades de Caruaru e Campina Grande vão receber 7 milhões de visitantes e movimentar R$ 1,4 bilhão, segundo estimativas feitas pelo Ministério do Turismo. Vários setores sentem o impacto destas comemorações, como hotéis, comércio, serviços, vestuário, entre outros. As grandes empresas já perceberam a importância da festa e entram como patrocinadoras ou aproveitam as comemorações para divulgarem seus produtos e lançamentos.

A influência da festa fez junho se tornar o segundo melhor mês para o comércio, perdendo apenas para dezembro. “É um movimento crescente. A cada ano, o São João movimenta mais a economia”, diz Fred Leal, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife. A expectativa é de que as vendas do comércio da capital pernambucana registrem um crescimento de 5% este junho, comparando com o mesmo período do ano passado. “É razoável”, comenta Fred.

Ele diz que vários setores da economia são impactados com a festa, que não tem só um dia, mas dura o mês todo em várias cidades do Estado. “Até Recife está tendo mais festas de São João”, comenta Fred Leal, argumentando que muitas festas que ocorrem no interior também trazem impacto nas vendas dos comerciantes do Bairro do São José, que recebem muitas pessoas do interior que compram utensílios de cozinha, descartáveis, tecidos, entre outros.

“O São João se tornou um grande negócio. É uma festa pulverizada, ocorrendo em muitas cidades. Impacta muito as vendas do comércio e serviços, como hotelaria, vestuário, acessórios, calçados. Até cosméticos e perfumaria vendem mais”, resume o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Rafael Lima.

A Fecomércio-PE fez uma pesquisa mostrando que as pessoas, interessadas em festejar o São João em Pernambuco, vão gastar um ticket médio de R$ 225 e o gasto de alimentação por pessoa pode chegar a R$ 207. O mesmo levantamento mostra a expectativa dos empresários que atuam com produtos voltados para a festa: o comércio varejista espera um aumento, em média, de 13% nas vendas e os que têm estabelecimentos de alimentação, um crescimento, também médio, de 10,9% no período.

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Proprietário do Porto Seguro Supermercado em Caruaru, Wesley Cunha Santos afirma que “para a gente, aqui em Caruaru, essa época é como se fosse dezembro. O comércio ferve e minhas vendas aumentam até 30%”. Ele é cliente do Assaí Atacadista, um dos patrocinadores do São João de Caruaru e de Campina Grande, os dois maiores do Nordeste.

Esperando um movimento maior, a rede atacadista aumentou em 35% o volume de produtos típicos do São João nas lojas em Pernambuco e Paraíba. Segundo informações da empresa, as festas juninas representam uma verdadeira alavanca econômica para milhares de pequenos negócios nordestinos.

A estimativa de que o São João de 2025 vai movimentar R$ 7,4 bilhões foi calculada a pedido da CNN pela professora de Economia da PUC-SP Cristina de Mello, que se baseou nas projeções do Ministério do Turismo em anos anteriores. Grande parte desta movimentação está nas cidades do Nordeste. Cerca de 20% desta movimentação ficam nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, e em Campina Grande, na Paraíba.

A Natura é uma das patrocinadoras do São João de Gravatá. Foto:Natura/Divulgação

Empresas no São João: do patrocínio ao lançamento de produtos

“É o maior investimento em São João que a Natura já fez. A nossa intenção é crescer o São João”, diz a head da marca Natura, Julia Ceschin, sem revelar números. No Nordeste, a empresa é líder de perfumaria e de produtos para o corpo. “O Nordeste é uma região extremamente importante para a empresa financeiramente e culturalmente. Tem uma enorme força de vendas”, comenta.

Além da cidade pernambucana de Gravatá, a Natura está bancando o São João de São Luís, no Maranhão; Santo Antonio de Jesus, na Bahia; Itabuna, na Bahia, Belo Horizonte, em Minas Gerais e na cidade de São Paulo. Em Gravatá, a marca vai estar presente na festa com uma jardineira que vai circular pela cidade e até com lançamentos que lembram as festas juninas inspiradas na maçã caramelada e baunilha.

Uma das maiores festas populares do Brasil, o São João de Caruaru voltou a ter, este ano, o patrocínio da Stellantis, dona da fábrica da Jeep na cidade de Goiana, em Pernambuco. Com tema “De fazenda à Capital do São João”, evento vai até o dia 28 de junho. Próximo à Estação Ferroviária de Caruaru, a companhia montou o “Espaço Jeep”, uma área personalizada onde estará exposto um Renegade Sahara, inspirado no Jeep Wrangler. 

“O São João de Caruaru é uma celebração da cultura nordestina, e estar presente nesse momento tão simbólico reforça nossa ligação com a região, que há 10 anos acolhe a produção dos nossos veículos com tanta dedicação. Nada mais justo do que celebrar essa história com o público que faz parte dela”, afirma o vice-Presidente da Jeep para a América do Sul, Hugo Domingues.

Segundo ele, “essa conexão da Jeep com a cultura pernambucana é longa e passa por diversos projetos no Estado e também pelo apoio ao Galo da Madrugada, ao qual fomos patrocinadores nos últimos quatro anos”.  O apoio ao São João de Caruaru é mais uma ação da Jeep no ano que celebra 10 anos de produção na fábrica pernambucana. O Galo da Madrugada é a maior agremiação carnavalesca de Pernambuco, terra do frevo.

A Stellantis é uma das patrocinadoras do São João de Caruaru e montou um espaço na festa para mostrar o Jeep Renegade. Foto: Stellantis/Divulgação

Pitú lança latinha especial de São João

As festas de São João também se tornaram palco de lançamentos e ações de marketing das empresas. A empresa pernambucana Pitú lançou uma lata especial de São João, homenageando a alma festeira do Nordeste. “Não é apenas uma lata bonita, é uma declaração de amor à cultura nordestina. Quando alguém segura esta Pitú na mão, está segurando um pedacinho da história e da alegria do nosso São João”, argumenta o presidente da Pitú, Elmo Ferrer Carneiro.

A edição especial São João 2025 já está disponível nos principais pontos de venda de todo país. “Foram 3 milhões de latas comemorativas de São João”, aponta o diretor do Comercial e Marketing da companhia, Alexandre Ferrer. A empresa tem tradição em apoiar os grandes eventos de Pernambuco, como por exemplo, os blocos do Carnaval de Recife e Olinda.

Integrante da marca Ypê, a Assolan lançou a campanha de São João “Sujou? Tamo junto!” em cinco estados da região. A iniciativa inclui ações com mascote, Assolino, na festa de Caruaru e um jingle inspirado no clássico “Isso aqui tá bom demais”, do cantor, compositor e sanfoneiro garanhuense Dominguinhos, ícone da música nordestina.

“A presença de Assolino no São João de Caruaru reforça nossa conexão com o público nordestino. Essa campanha fortalece ainda mais nossa relação com os consumidores”, diz a CMO da Ypê, Marcela Mariano. A ação contempla os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com veiculações em mídia, redes sociais e ativações presenciais, além de ônibus envelopados nas ruas de Salvador, Recife e Caruaru.

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