Afeito a megalomanias, o Recife quer ter mais um superlativo para acrescentar à lista: o de primeira cidade do hemisfério sul a ter 100% dos serviços públicos disponibilizados de forma digital até o fim deste ano. A meta está sendo trabalhada pela gestão municipal com base nos resultados da plataforma Conecta Recife, que viu seu número de usuários cadastrados saltar de oito mil para 1,8 milhão em três anos.
A ferramenta existe como site, mas é em sua versão para aplicativo que alcança outra marca impressionante: a de 1,2 milhão de downloads em uma cidade com pouco mais de 1,4 milhão de habitantes. E, de acordo com a prefeitura, 80% de um total de 650 serviços públicos já estão disponíveis no Conecta Recife.
“Proibi a criação de outros aplicativos na prefeitura. A gente tinha que ter uma porta única.”
João Campos, prefeito do Recife
A ferramenta tem um pouco de tudo: espaço para denúncia de focos do mosquito da dengue por georreferenciamento, formulário de votação nos equipamentos que a população prefere para a praça do bairro ou espaço para solicitar credenciais de estacionamento em vagas destinadas a pessoas idosas, por exemplo. Os campeões de acesso, porém, são os serviços relacionados à poda de árvores, à remoção de entulhos, à troca de lâmpadas de postes e à negociação de débitos tributários.
“Talvez no hemisfério sul não haja nenhuma cidade com uma plataforma de governo digital tão robusta. Nenhuma cidade do Brasil tem essa proporção de acesso ao serviço público digital. Estamos mapeando todos os serviços, pois não queremos uma transposição, mas uma transformação digital. Tem serviço que tem que extinguir, separar ou fundir. Hoje temos 80% deles em plataforma digital e queremos chegar a 100% até o fim do ano”, avaliou o prefeito do Recife, João Campos, durante o evento Conecta Recife, que segue até esta quarta-feira (13) com 21 painéis sobre inovações na oferta de serviços públicos.
Plataforma foi case de sucesso na pandemia
A concepção do Conecta Recife remonta a 2017, mas foi quatro anos depois, durante a pandemia da Covid-19, que a plataforma se popularizou. A partir de janeiro de 2021, mês em que a primeira dose da vacina contra o coronavírus foi aplicada no Brasil, a população da capital pernambucana pôde marcar dia, horário e local para tomar o imunizante com poucos cliques no site ou aplicativo. Mas além da praticidade que virou case de sucesso, a experiência no período de emergência sanitária acabou sendo o ponto inicial para a inclusão de outros serviços e para o alcance dos resultados que a ferramenta tem hoje.
“Proibi a criação de outros aplicativos na prefeitura. A gente tinha que ter uma porta única, e aquela era uma oportunidade, porque a vacinação seria um serviço exclusivamente público acessado por pessoas de todas as idades. Por isso, tinha que ser um serviço de excelência e que, pela mesma porta, o cidadão pudesse solicitar a poda de uma árvore, a matrícula de uma criança na escola, uma solução para o pavimento ou a marcação de uma consulta”, relatou Campos, atribuindo esses resultados também à decisão de juntar equipes de gestão e de transformação digital para formatar esses serviços digitais.
Recife: serviços digitais em ampliação
A força da marca Conecta Recife também extrapola o site e o aplicativo. Hoje já dá nome à TV pública da cidade e também é o cartão de visitas de quem busca a Prefeitura do Recife em sites de pesquisa. Em vez de se deparar com notícias institucionais ou perfis do secretariado, como normalmente se vê em páginas similares, o cidadão é redirecionado para os serviços do Conecta Recife, uma mudança de foco que prioriza os canais digitais para aproximar a população dos serviços.
O evento Conecta Recife, em andamento até esta quarta no Bairro do Recife, tradicional reduto da ciência, tecnologia e inovação na cidade, não tem o mesmo nome da ferramenta à toa. É mais uma estratégia para consolidar a marca. “Assim como o FIG [Festival de Inverno de Garanhuns] acontece todo ano em Garanhuns, queremos que o Conecta Recife, realizado hoje de forma inédita, seja perene”, afirmou o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida.
Além da inclusão de serviços já existentes, a plataforma ruma a novas soluções, entre elas, a Jornada da Vida, lançada no evento e inspirada em um software da Estônia. O serviço prevê o envio de alertas nos celulares de cidadãos sobre demandas como prazos de vacinas ou direitos que adquiriram ao se tornarem idosos. “Queremos, por exemplo, zerar as mortes por meningite na primeira infância por falta de vacina. É uma meta que colocamos na conta da tecnologia”, finalizou D’Almeida.
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