Serpro instala base no Porto Digital para “vender” soluções a governos do Nordeste

Serviço Federal de Processamento de Dados lançou na capital pernambucana a Plataforma de Inteligência de Governo que oferece serviços digitais à população
Alexandre Amorim, presidente do Serpro, participou do Conecta Recife e anunciou inauguração de sala no Porto Digital / Foto: Serpro/Divulgação

Maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) quer participar do ecossistema de tecnologia do Recife de olho em possíveis parcerias com estados e municípios do Nordeste. Nesta quarta-feira (13), a inauguração de uma sala no Porto Digital marca a entrada oficial do Serpro no ambiente de inovação que reúne mais de 350 empresas e emprega mais de 17 profissionais na capital pernambucana.

O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, aproveitou a sua participação no Encontro Conecta Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, para lançar a Plataforma de Inteligência de Governo, uma ferramenta que reúne um conjunto de soluções para tornar as gestões públicas mais eficientes e sustentáveis, com foco em aproximar o cidadão da administração pública.

- Publicidade -

O evento promovido pela Empresa de Informática da capital pernambucana (Emprel), que é parceiro da estatal federal, funcionou como um ambiente de negócios que reuniu em um mesmo espaço representantes do setor público, empresas e startups.

O Serpro quer oferecer aos governos locais soluções como a que vai ser incorporada pelo Recife no seu portal de serviços Conecta Recife: o b-cadastro, plataforma da Receita Federal com tecnologia do Serpro, deverá contribuir para zerar mortes de meningite na primeira infância e a alcançar 100% das crianças a partir de 4 anos matriculadas nas escolas do município.

O compartilhamento de dados com uso de blockchain foi inspirado em uma iniciativa denominada Jornada da Vida, desenvolvida na Estônia, que ocupa o primeiro lugar no ranking de serviços públicos digitais na União Europeia.

- Publicidade -

No Recife, o Conecta Recife, criado inicialmente para agendar marcação para vacina contra a covid-19, reúne atualmente mais de 650 serviços oferecidos pela gestão municipal e já teve 1,2 milhão de downloads para uma população de 1,6 milhão de habitantes. A capital pernambucana superou Buenos Aires como a administração pública que mais envia mensagens de WatsApp para seus cidadãos, informando sobre serviços e direitos.

“As parcerias para nós são extremamente saudáveis e fazem sentido para que a gente prospere nesse ambiente de negócios, trazendo inovação”, destacou Alexandre Amorim. “Através das prefeituras e outros atores do ecossistema de tecnologia municipal e estadual, esperamos chegar na camada da sociedade mais distante do digital e auxiliar o Brasil a construir uma Cidadania Digital que seja real para todas as pessoas, de todos os lugares”,

O prefeito do Recife, João Campos, saudou a presença do Serpro, representado pelo presidente Amorim. “Uma grande instituição pública brasileira de tecnologia. Muito do que o Brasil pode fazer em governo digital está lastreado na capacidade que o Serpro tem”, disse.

Serviços do Serpro

Dos serviços de atualização cadastral à validação biométrica, a Plataforma de Inteligência de Governo conta com a solução certa para alavancar à administração municipal e à oferta de serviços digitais à população em 7 eixos transformadores: mobilidade; meio ambiente e sustentabilidade; saúde e bem-estar social; segurança pública; educação e cultura; tecnologia e inovação; e economia.

Dentre as soluções que compõem a plataforma, estão: na área de mobilidade, o Autua, Radar e SNE. No segmento de tecnologia e inovação: o Cidades Gov.br, SerproBots, Gestão de Margem Consignável e os novos serviços Serpro Visão, Avisa BR e Serpro Virtual. Em segurança pública, as tecnologias de identificação: Datavalid e Biovalid, e para proteção de portais, o GovShield. A própria Plataforma de Inteligência de Negócios do Serpro também compõe o novo conjunto de ferramentas para fortalecer a transformação digital de estados e municípios, dentre outras inovações.

* Com informações do Serpro

Leia mais: Recife quer ser a 1ª cidade do hemisfério sul com serviços públicos 100% digitais

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -