Programa leva tecnologia da indústria 4.0 a confecções em Pernambuco

Concentrando um em cada quatro dos pequenos negócios de confecções do estado, a Região Metropolitana do Recife é o foco do programa Confecção 4.0 – Inovar para crescer lançado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e pelo Sebrae-PE, em parceria, com o Senai-PE. O projeto pretende implantar tecnologias da indústria 4.0 e realizar consultorias […]
indústria têxtil
Foto: Agência Brasil

Concentrando um em cada quatro dos pequenos negócios de confecções do estado, a Região Metropolitana do Recife é o foco do programa Confecção 4.0 – Inovar para crescer lançado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e pelo Sebrae-PE, em parceria, com o Senai-PE. O projeto pretende implantar tecnologias da indústria 4.0 e realizar consultorias com o intuito de identificar as dificuldades e aumentar a disponibilidade e a produção das empresas do segmento.

Pelo menos 20 confecções, principalmente da cidade do Paulista – principal polo do setor na região – estão sendo contempladas pela iniciativa com orientações para a inserção de tecnologia nas indústrias. Serão implantados sensores nas linhas de produção das confecções, com o objetivo de mensurar, em tempo real, dados relacionados à eficiência das máquinas e dos processos. Essas informações serão compiladas em uma plataforma que poderá ser acessada a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, como tablet ou smartphone.

- Publicidade -

De acordo com o Sebrae-PE, com as informações em mãos, os especialistas do Senai-PE poderão sugerir aprimoramentos ao processo produtivo, a partir dos conceitos do lean manufacturing. “Esse projeto visa inserir essas empresas no contexto da transformação digital, por meio de tecnologias inovadoras, como a internet das coisas e a computação em nuvem. O nosso objetivo final é garantir que essas empresas se tornem mais produtivas e, assim, mais competitivas”, explica o coordenador de Consultoria do Senai-PE, Fábio Luna.

A Multiconfecções, empresa da cidade do Paulista, está entre as selecionadas no projeto. Uma das sócias, Crisoleide Silva, aposta no programa de inovação para expandir o negócio e conquistar novos clientes.

“Nós da Multiconfecções esperamos um crescimento no volume de produção, unindo desenvolvimento de pessoas com ferramentas que facilitem o processo, além de um mapeamento de onde se encontra os gargalos para mais rápida resolução, principalmente porque somos confeccionista e fazemos muito setup”, diz.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -