Novos guindastes dão a Pecém mais agilidade na operação de contêiner

O investimento de aproximadamente R$ 150 milhões foi feito pela APM Terminals.

As operações de embarque e desembarque de contêineres no Complexo do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, contam agora com novos equipamentos. No último sábado, chegaram ao porto três guindastes para operação de contêineres em pátio (1e-RTGs) e um superguindaste (STS) para operação de contêineres em navios. Foram trazidos de Xangai, no navio Zhen Hua 16, no último sábado (6). 

Segundo o presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa, o investimento feito na aquisição foi de aproximadamente R$ 150 milhões pela APM Terminals, uma das prestadoras de serviço operacional (PSO) do Porto do Pecém. 

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guindastes APM Terminal
Guindastes da APM Terminal chegaram a Pecém no último sábado/Foto: APM Terminal divulgação

A expectativa da gestão portuária é que esses equipamentos confiram mais agilidade e produtividade às operações, fortalecendo o posicionamento do Ceará no cenário mundial das exportações. “O Complexo do Pecém vem permanentemente investindo, expandindo e melhorando suas estruturas. A chegada de novos quatro equipamentos vai favorecer muitos ganhos de produtividade na movimentação de contêineres. Isso é importante para o tempo, segurança e estabilidade [das operações]”, afirmou a governadora Izolda Cela, em visita ao porto na manhã desta terça-feira (09).

Os três e-RTGs já foram descarregados e são os primeiros desse tipo a operar no Ceará. Antes deles, o manuseio de contêineres em pátio era feito exclusivamente por empilhadeiras do tipo reach-stacker. A operação dos e-RTGs vai aperfeiçoar o acesso aos contêineres posicionados no pátio de armazenagem do TMUT do Porto do Pecém, pois permitirá a movimentação e o empilhamento de contêineres para embarque e desembarque. Os modelos adquiridos pelo porto são eletrificados e não utilizam diesel como combustível.

Já o novo superguindaste do tipo STS (Ship to Shore), também conhecido como portêiner, será descarregado ainda nesta semana. O equipamento é utilizado para o embarque e desembarque rápido de contêineres nos navios. 

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O STS pesa 1630 toneladas e mede 89 metros de altura, o equivalente a um prédio de 29 andares. Isso favorece maior ganho na sua velocidade e segurança, por conta dos seus tipos de movimentos que geram mais estabilidade na operação. 

Crescimento

De acordo com Danilo Serpa, os equipamentos são necessários diante do crescimento da carga conteinerizada no Porto do Pecém, que completou 20 anos. “Estamos colocando o Porto do Pecém como portão de entrada e saída para o Norte e Nordeste brasileiro. Essas aquisições são justamente para dar mais eficiência e atender melhor os nossos clientes”, disse o presidente do Complexo do Pecém.

Em 2021, o terminal portuário cearense somou 410.557 TEUs (unidade referente a um contêiner de 20 pés) movimentados. Um crescimento de 8,7% em relação à movimentação em 2020, quando 377.726 TEUs passaram pelo Porto do Pecém.

Atualmente, o embarque e desembarque de contêineres é responsável por aproximadamente um quarto de toda a movimentação de cargas do Porto do Pecém. No ano passado, 5.389.230 toneladas de cargas conteinerizadas foram movimentadas no porto cearense. 

Cápsula do tempo

Na visita ao CIPP, a governadora participou da cerimônia de instalação de uma cápsula do tempo em comemoração aos 20 anos de fundação do Porto do Pecém. De iniciativa dos colaboradores, a cápsula contém objetos que documentam a história e os avanços. A caixa será aberta em março de 2042. 

Dentre os objetos guardados, estão pertences que representam as equipes e um exemplar da prova do primeiro concurso realizado para a então CearáPortos, em 2004.

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