Prefeitura do Recife e Porto Digital lançam programa para formação na área de tecnologia

Da Redação A formação na área de tecnologia para ampliar a oferta de mão de obra qualificada e melhorar a empregabilidade dos jovens no polo de tecnologia e inovação do Recife, é o objetivo do programa Embarque Digital, lançado hoje (14) em parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. Coordenado pela Secretaria […]

Da Redação

A formação na área de tecnologia para ampliar a oferta de mão de obra qualificada e melhorar a empregabilidade dos jovens no polo de tecnologia e inovação do Recife, é o objetivo do programa Embarque Digital, lançado hoje (14) em parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

- Publicidade -

Coordenado pela Secretaria de Educação do Recife, o Programa tem como foco principal estudantes egressos da rede pública. Ao todo serão 2 mil vagas abertas até 2024, num investimento total de R$30 milhões. A ação faz parte do Programa Recife Virado, lançado pelo prefeito do Recife, João Campos, na semana passada, com ações voltadas para o momento de virada da economia, após o avanço da vacinação e melhora dos indicadores da pandemia.  

O Programa Embarque Digital vai contemplar quatro grandes eixos: mapeamento qualitativo e quantitativo das demandas do setor produtivo do Recife nas necessidades de mão de obra qualificada em tecnologia; desenho de cursos de tecnologia que atendam às demandas do mercado, controle de qualidade e atualidade dos cursos durante todo o programa; oferta de cursos de graduação tecnológicos com currículo aderente às demandas do mercado; e implantação de residência tecnológica.

“A gente tem um desafio, que o mundo inteiro enfrenta, de precisar aumentar o número de pessoas formadas na área de tecnologia. O Recife já tem um grande polo de tecnologia que é o Porto Digital. Qual é o gargalo para o crescimento dele? É formar mais pessoas. Então lançamos o Embarque Digital, com 2 mil vagas para um curso de formação superior pago integralmente pela Prefeitura, com recursos próprios do município, para garantir que 2 mil jovens recifenses tenham a oportunidade de se formar em nível superior e trabalhar de maneira imediata na tecnologia”, explicou João Campos, no lançamento.

- Publicidade -

O presidente do Porto Digital Pierre Lucena também apresentou alguns detalhes sobre o programa: “Embarque Digital é um programa de formação do Porto Digital com vagas de graduação de 2 anos e meio de sistemas para internet e análise de desenvolvimento de sistemas, inicialmente, em três universidades: Universidade Católica, Unit e também Faculdade Senac. Com isso, desde o primeiro semestre, das cinco disciplinas que ele faz, uma é uma residência dentro do Porto Digital, já resolvendo problemas reais das empresas, até para a empresa ficar de olho e poder contratar o jovem já no começo do curso”. Ainda, segundo ele, “é um programa de empregabilidade, voltado para os alunos de escola pública que tiraram mais de 600 pontos no ENEM e, às vezes, não entraram na Universidade Federal de Pernambuco em Ciências da Computação. Mas vale ressaltar que os alunos podem fazer algum outro curso naUniversidade Federal e também esse curso pelo Porto Digital. A gente espera que todos estejam empregados até o final do seu curso”.

Inicialmente, estão sendo ofertadas 200 vagas para os estudantes egressos da rede pública com início das aulas já em outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de setembro pelo portal da Educação do Recife (http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/) e pelo Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br ), no aplicativo ou site. A seleção para o Embarque Digital levará em consideração as notas do ENEM ou SSA, considerando as provas dos últimos cinco anos. É necessário também que o candidato tenha cursado todo o ensino médio na rede pública e os que tiveram cursado também o ensino fundamental terão prioridade no processo seletivo.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -