- Publicidade -

Petistas trabalham candidatura coletiva com foco no Litoral Sul

Diretórios do PT de Ipojuca e do Cabo articulam a primeira candidatura coletiva do partido em Pernambuco, com o objetivo de trabalhar pelo Litoral Sul
- Publicidade -
Os comandantes municipais do PT Zé luiz (Ipojuca) e Maricleiton Vieira (Ipojuca) discutiram a candidatura coletiva da legenda voltada para o Litoral Sul Foto: Divulgação
Os comandantes municipais do PT Zé luiz (Ipojuca) e Maricleiton Vieira (Ipojuca) discutiram a candidatura coletiva da legenda voltada para o Litoral Sul Foto: Divulgação

Os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho iniciaram a construção da primeira candidatura coletiva da legenda em Pernambuco para as eleições de 2026, com dois representantes — um de cada município —, com um foco bem específico: preparar a região para os investimentos estruturantes que estão previstos para o Litoral Sul, como a ampliação da Refinaria Abreu e Lima e a previsão de retomada, ainda este ano, do ramal da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape. A definição dos nomes deve ocorrer na segunda semana de fevereiro, antes do Carnaval, mas ainda não há definição de nomes.

Batizado de Coletivo Trabalhadores, o projeto é articulado pelos presidentes do PT do Cabo de Santo Agostinho, Maricleiton Vieira, e de Ipojuca, Zé Luiz, e surge em meio ao debate interno sobre a ausência histórica de representação do Litoral Sul na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apesar do peso econômico, industrial e fiscal da região.

O território formado por Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande reúne mais de 370 mil eleitores e concentra alguns dos maiores polos de arrecadação do Estado, impulsionados pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, pela Refinaria Abreu e Lima e por investimentos federais realizados nos governos Lula e Dilma.

Litoral Sul concentra receita

Mesmo figurando entre os municípios com maior capacidade arrecadatória de Pernambuco, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho não consolidaram, ao longo das últimas décadas, uma representação estadual diretamente vinculada às pautas estruturais do Litoral Sul. A avaliação dos diretórios municipais do PT é que o volume de investimentos não se traduziu, de forma proporcional, em políticas públicas regionais articuladas nas áreas de infraestrutura social, capacitação profissional e desenvolvimento territorial.

Para o presidente do PT do Cabo de Santo Agostinho, Maricleiton Vieira, a candidatura coletiva busca reorganizar politicamente o partido e ocupar espaço institucional, no momento em que novos investimentos voltam ao centro da agenda econômica estadual.

“O Litoral Sul precisa ocupar o espaço político que lhe é devido. Defender o legado dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma é, também, garantir que os investimentos estruturantes feitos aqui se revertam em direitos, oportunidades e dignidade para o nosso povo. Uma maior representatividade política é fundamental para que a região tenha voz ativa na Assembleia Legislativa de Pernambuco”.

O presidente do PT de Ipojuca, Zé Luiz, afirma que a articulação conjunta entre os municípios tem como objetivo alinhar desenvolvimento econômico e controle social sobre os investimentos públicos.

“Pela primeira vez, duas cidades estratégicas para a economia de Pernambuco se unem em torno de um projeto político comum para fortalecer o PT no Litoral Sul. Precisamos de representantes da região que conheçam a realidade local e estejam legitimados para fiscalizar a correta destinação da riqueza e da força de trabalho geradas pelos investimentos dos governos do PT no Complexo de Suape, garantindo que trabalhadores e moradores sejam os verdadeiros beneficiários desse crescimento”.

O coletivo petista afirma que a retormada dos investimentos no Litoral Sul, como a Refinaria Abreu e Lima, precisa de um olhar mais atento para a região Foto: Divulgação

Transnordestina e Petrobras na pauta

A defesa da retomada da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco, com foco no terminal intermodal de Salgueiro e na ligação com o Porto de Suape, ocupa papel central na agenda do Coletivo Trabalhadores. O tema é tratado como estratégico para a consolidação do novo ciclo industrial associado à Refinaria Abreu e Lima.

Defensor da candidatura, o petroleiro Fernando Ramos afirma que a candidatura coletiva dialoga diretamente com os planos de expansão da Petrobras. “O foco é continuar os investimentos da Petrobras na própria refinaria, com novas plantas, porque já existe um projeto de uma planta de biodiesel. A ideia é assegurar essa planta para ampliar mais ainda a refinaria”.

Fernando Ramos também critica a ausência de um modelo de negócio definido para o ramal pernambucano da Transnordestina, enquanto o projeto avança no Ceará. “O que a gente percebe é que a ferrovia avança no Ceará. Aqui não tem modelo de negócio, não se sabe qual é a carga que vai ser transportada, está tudo solto”.

O dirigente sindical afirma que a Petrobras pode desempenhar papel estruturante no projeto ferroviário. “Se a Petrobras entrasse, seria, digamos, a mãe ou o pai da ferrovia”. Ele acrescenta que há estudos internos indicando a viabilidade do terminal de Salgueiro e que o tema já foi tratado publicamente pela direção da estatal. “Existe estudo dentro da Petrobras que mostra a viabilidade do terminal em Salgueiro (a partir de Suape). A presidente falou porque existe”.

Capacitação e mercado de trabalho

Além da infraestrutura logística e industrial, o Coletivo Trabalhadores defende políticas voltadas à capacitação de mão de obra, especialmente nos setores de indústria e turismo. A avaliação é que a falta de qualificação profissional se tornou um dos principais gargalos para a consolidação do desenvolvimento regional.

Com a perspectiva de que o Complexo de Suape e a Refinaria Abreu e Lima concentrem cerca de 10 mil trabalhadores, os diretórios municipais defendem maior integração entre investimentos produtivos e políticas públicas de formação técnica, incluindo ações voltadas ao turismo e à preparação da força de trabalho local.

Definição antes do Carnaval

A definição dos dois representantes da candidatura coletiva deve ocorrer na segunda semana de fevereiro, após reuniões internas e diálogo com a militância. A estratégia busca consolidar o protagonismo político do Litoral Sul em um momento de retomada de investimentos estruturantes no Estado.

O Coletivo Trabalhadores se apresenta como a primeira candidatura coletiva do PT em Pernambuco, articulada a partir dos diretórios municipais e com foco na integração entre desenvolvimento econômico, infraestrutura logística e representação política regional.

Veja também:

Refinaria e porto: megaobras mudarão dinâmica imobiliária no litoral sul de PE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -