
Diante de uma plateia que lotava a grande tenda montada na entrada da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, o prefeito do Recife, João Campos, discursou por dois minutos e disse agradecer a Deus por Lula ser pernambucano. “A história do nosso estado é uma antes e depois de Lula. A decisão de trazer a refinaria em Pernambuco, de garantir a geração de emprego, de renda, de oportunidade, é uma decisão que se não fosse um nordestino, pernambucano, na Presidência do Brasil, certamente não estaríamos vivendo esse momento”, destacou.
Para João Campos, que foi a Brasília nesta segunda-feira (1º) para retornar ao estado no mesmo avião do presidente, a ampliação da capacidade operacional da refinaria da Petrobras simboliza mais do que um investimento econômico – representa a concretização de oportunidades de trabalho, renda e esperança para as famílias pernambucanas. Ele ressaltou que a decisão de retomar e expandir obras como a da unidade de refino de petróleo só foi possível porque o Brasil tem em seu comando um presidente “nordestino e pernambucano”.
“Cresci vendo o meu pai participar dessas obras e sei o quanto isso parecia improvável para quem torcia contra, mas Lula fez e Pernambuco avançou. (…) Esse avanço (da ampliação da operação da Refinaria Abreu e Lima) não fortalece apenas Suape, mas toda a economia do estado e impacta diretamente no Recife”, pontuou João Campos, ao lembrar do legado do ex-governador Eduardo Campos, seu pai.
Confira o discurso de João Campos
Boa tarde a todos e a todas. Saudar o presidente Lula, saudar a governadora Raquel Lyra, todos os ministros aqui presentes em nome do ministro Silvio Costa, de Luciana, do ministro Vonei, saudar os senadores Tereza e Humberto, os deputados Maria, Pedro, Carlos Vera, Luciano Bivar, a deputada Simone em nome dela todos que fazem o município de Ipojuca.
E saudar a presidente Magda, e saudar a todos os trabalhadores aqui da Petrobras, parabenizar vocês pelo que vocês fazem pelo Brasil. Desse presente de forma muito rápida, da alegria de estar aqui hoje. E a história do nosso estado é uma história antes e depois de Lula. A decisão de fazer a refinaria no estado de Pernambuco, de trazer para cá uma geração de emprego, de renda de oportunidade.
É uma decisão que, se não fosse um nordestino pernambucano na Presidência do Brasil, certamente a gente não estaria vivendo esse tempo. Foi feita a refinaria, enquanto uma parte do Brasil torcia contra, foi feita. Eu vi ainda criança meu pai tantas vezes vir aqui fazer o início das obras da refinaria petroquímica estaleiro, o polo industrial de Suape.
E a gente sabe que o Brasil passou por um grande risco de perder toda essa sua conquista. E precisou o presidente Lula voltar para reafirmar que o Nordeste é parte da solução do Brasil e poder trazer mais desenvolvimento ainda para cá. O que eram 38.000 barris, viraram 130.000, com trem dois, mais de R$ 8 bilhões de investimentos, 15.000 empregos indiretos, nós vamos para mais de 260.000 barris.
Isso significa oportunidade, emprego, renda e mostra que o Nordeste desta é parte da solução do Brasil.
Então, presidente, eu queria aqui dizer um muito obrigado e dizer que o que é feito aqui tem um impacto muito grande em todo o estado, na nossa cidade de Recife, na capital do estado e eu tenho certeza que é só o início de uma caminhada, porque quando Lula é presidente, o povo que mais precisa sai beneficiado, porque a oportunidade chega. Então, feliz do Brasil que tem o presidente como presidente Lula.
Muito obrigado Que Deus abençoe e parabéns a todos os trabalhadores por fazerem a Refinaria Abreu e Lima.
Leia mais: Raquel Lyra sobe o tom em Suape e antecipa clima eleitoral ao lado de Lula










