- Publicidade -

Raquel Lyra sobe o tom em Suape e antecipa clima eleitoral ao lado de Lula

No dia do seu aniversário, Raquel Lyra, mudou tom E mesmo dizendo que eleição é no ano que vem, roubou a cena no palanque com discurso firme
- Publicidade -
Raquel Lyra
Governadora Raquel Lyra e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima / Foto: Ricardo Stuckert / PR

No mesmo palanque em que estava o prefeito do Recife, João Campos (PSB), seu provável adversário em 2026, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), adotou uma postura firme e de alta visibilidade durante o lançamento do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima, nesta quarta-feira (27), em Suape. Diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e prefeitos de diversas regiões do Estado, Raquel protagonizou o momento político do evento, discursando com autoridade, entregas e recados diretos — num claro reposicionamento público frente à disputa interna da esquerda e ao favoritismo do PSB na Região Metropolitana.

O evento, que deveria ser apenas institucional, ganhou tons eleitorais nítidos. João Campos, embora presente, teve participação discreta. Já Raquel, aniversariante do dia, transformou o palco em vitrine de seu governo, reforçando a retomada de obras paradas, programas sociais próprios e indicadores positivos, como a liderança de Pernambuco na geração de empregos formais no Nordeste. A governadora também agradeceu a Lula pela parceria, mas sem abrir mão de marcar território, comparando resultados, assumindo protagonismo e fazendo acenos estratégicos ao eleitorado feminino, à população do interior e à base social beneficiada por políticas públicas.

A seguir, a íntegra do discurso da governadora Raque Lyra, sem cortes:

“Quero cumprimentar os prefeitos e prefeitas que estão aqui, muito bom poder estar aqui com vocês hoje. Hoje é dia do meu aniversário e eu vim celebrar com o senhor, 47 anos de idade, e o senhor (presidente Lula) podia ter escolhido qualquer dia do ano pra vir pra refinaria e o senhor escolheu a data do meu aniversário, e eu sou grata por isso. Tomei café da manhã com os meninos (os filhos), eles estão de férias e eu vim embora pra cá pra passar o dia com o senhor, pra falar sobre parceria e solidariedade, pra falar sobre entrega pro nosso povo, pra falar de trabalho e pra dizer que ninguém é deixado pra trás, nem no nosso governo, nem no governo do senhor. Eu quero dizer da alegria de poder fazer essa celebração com tantas pessoas que sonham o mesmo sonho que a gente. O senhor fala de sonhar um Brasil grande. A gente sonha com um Pernambuco grande, porque o nosso país é Pernambuco.

O senhor fala de gerar emprego e renda em Pernambuco. Me desculpe, Rui (Rui Costa, ministro da Casa Civil). Segundo mês consecutivo gerando mais empregos que a Bahia. Nós voltamos a ser líder no Nordeste de geração de emprego de carteira assinada. Mas não foi só isso, presidente. Ultrapassamos a bacia leiteira da Bahia e somos a primeira bacia leiteira do Nordeste brasileiro. Fizemos um número muito grande, porque passamos muito tempo sem investimento acontecendo aqui.

Eu fui secretária de Criança e Juventude entre os anos de 2010 e 2011. Muitos já estavam aqui, e a gente fazia reunião aqui no território. E a gente viu essa região ter 40, 50 mil empregos de carteira assinada. E depois, a gente viu essa região derrubar os empregos, a violência crescer e a fome crescer. O desalento social de órfãos de Suape. Porque os investimentos que aconteceram no passado passaram muito tempo sem acontecer de novo.

Mas Deus tem sempre um propósito para tudo e eu creio nisso. Ele me permitiu estar aqui hoje. Ele permitiu o senhor estar aqui hoje, com um time extraordinário. E eu quero agradecer a todos os ministros e ministras do presidente Lula. Fazer uma referência especial aqui ao ministro Rui Costa, que nenhuma vez que estive em Brasília — aliás, toda vez — a gente foi de mão e braços estendidos para fazer mais para Pernambuco, para devolver a Pernambuco, sem ele saber, o protagonismo do Nordeste brasileiro. Porque vocês sabem, ele foi governador da Bahia. E ele trabalha como se fosse governador de Pernambuco.

E eu quero lhe agradecer, Rui, por me ensinar caminhos, por ajudar a encurtar as distâncias de quem sonha grande, mas estava vendo esse sonho muito distante, de quem queria ver os sonhos acontecerem agora. Obrigada, presidente, por não desistir da refinaria, por não desistir de Pernambuco, por não desistir de tantas obras paralisadas que nós encontramos — mais de 400 em Pernambuco em janeiro de 2023. Mas a gente, como o senhor, não fomos buscar culpados. Fomos buscar solução e trabalhar. Unimos um time comprometido, ouvimos o povo, construímos com as lideranças políticas um momento diferente no nosso Estado. E obras paralisadas há muito tempo hoje viram realidade em Pernambuco.

As barragens, uma delas, barragem de Panelas 2, nós encontramos ela paralisada há mais de 10 anos. Deus permitiu e o trabalho se fez. Recriamos a Secretaria de Recursos Hídricos, juntamos o povo, atualizamos o projeto. Fomos 500 mil vezes ao ministro Valdês, a quem eu agradeço muito — a você e à sua equipe. E hoje a gente está inaugurando barragem nova. Nas cheias de 2011, a presidenta Dilma colocou cinco barragens em Pernambuco. Em 2018, a primeira, em Serra Azul, foi inaugurada. Mas as outras quatro ficaram pelo meio do caminho. A gente está entregando uma hoje. A de Gatos está em obra. A de Garapéba, vamos dar autorização de início de obra hoje, presidente. E a gente fica só pendente de mais uma, que é a de Barra de Guabiraba, que eu estou atualizando o projeto para entregar a Valdês e ele me liberar o dinheiro da obra. Obrigada, Valdês.

O seu ministro também nos entregou recursos, neste caso para fazer projeto. A gente refez os projetos, licitamos as obras, obras sendo realizadas e agora chuva, que para o nosso povo, que está acostumado a viver sem água, devia ser sinônimo de bênção — agora volta a ser. Chuva precisa ser sinônimo de bênção em Pernambuco. Aqui, por muitas vezes, foi sinônimo de morte e de destruição.

Mas a gente tem trabalhado de maneira séria e não tem descansado um minuto sequer com os seus ministros e ministras e seu time, presidente. E a gente aprendeu a acordar de manhã bem cedo e dormir tarde, a não saber o que é final de semana e nem dia santo, nem o dia de aniversário, celebrando desse jeito. Eu até me esqueci quando acordei de manhã bem cedo. Mas o melhor de tudo é poder celebrar com o povo.

Suzana, com você, a sua história é a história de milhares de pernambucanas, e milhões delas. 54% da população de Pernambuco é formada por mulheres. Mulheres que, na grande maioria dos lares, chefiam as famílias, cuidam da casa, trabalham para sustentar os seus filhos. Quem não é uma delas, certamente é filho de uma delas. E é para essas mulheres que eu trabalho todos os dias. É para os filhos delas. É para os filhos de Pernambuco.

Eu sou mãe de João e de Nando, e todo mundo sabe disso. São meus tesouros. É por quem eu me levanto todos os dias, das adversidades, para buscar fazer o bem e trazer exemplo para eles. Retidão de caráter, com confiança e fé no futuro e nas pessoas. Com confiança naquilo que eu aprendi dentro de casa, com minha mãe e com meu pai: respeitar o dinheiro público, fazer ele render, fazer ele chegar para quem precisa.

O senhor criou o Bolsa Família. E a gente aqui criou o Pernambuco Sem Fome. Todos os meses a gente serve um milhão de refeições para quem tem fome em Pernambuco, com as nossas cozinhas comunitárias. O senhor criou o Pé de Meia. E a gente aqui deu para os estudantes o Pix do tênis: tênis novo para os meninos irem para a escola, fardamento sendo produzido no agreste pernambucano — sem mandar dinheiro para Brasília ou para São Paulo — para que o dinheiro pudesse ficar no bolso das costureiras e costureiros pernambucanos.

A gente está fazendo o maior programa de creche do Brasil: 250. É que perguntam, primeiro, se era necessário. Para quem é mãe aqui, eu pergunto se é necessário. Como que a gente vai deixar os nossos meninos sem ter quem cuidar deles? Como que pode ter um emprego novo sem ter a creche para deixar os meninos? Presidente, eu não sei.

Obrigada, presidente. Eu vou construir 60 mil vagas de creche em Pernambuco. São 250 unidades. Os prefeitos dizem que eu entrego mobiliado e pago o primeiro ano. E os municípios pernambucanos têm creche nova ou sendo construída, ou para ser construída. E eu não perguntei, presidente — como o senhor também não — quem votou em mim ou deixou de votar. Ou quem vai votar em mim na próxima eleição ou deixou de votar. Porque não é sobre voto. É sobre compromisso geracional. É sobre o que eu estou fazendo aqui como a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco.

Eu não vim aqui para tirar o presidente, nem para fazer um filme bonito. Eu vim aqui para fazer transformação, para deixar a minha contribuição para a população do nosso Estado. Para fazer junto e para fazer diferente. E é por isso que eu tenho trabalhado de maneira incansável. Não porque eu quero ter a vaidade de ser governadora — embora me vaideça o cargo — o que me vaidece de verdade é fazer entrega, presidente.

E essa que o senhor faz aqui hoje é uma entrega de verdade. O senhor dá aqui a esperança para milhares de famílias pernambucanas. Mas o senhor também, junto com a presidenta Magda, dá aqui esperança para as novas gerações, para a nova economia que o mundo procura e que Pernambuco tem pronto para receber.

A gente é destino de investimento. A gente gera energia limpa. Nós temos um povo trabalhador, qualificado para isso, que tem garra e fé para trabalhar, mas precisa de decisão política para fazer investimentos como esse. E a presidenta Magda me falou da Transnordestina. Eu não sei se vocês ouviram falar que ela está interessada em ferrovia. A Transnordestina, a obra vai voltar. O edital foi publicado de licitação. Disseram ao presidente para eu me esquecer dessa obra, que tiraram. Ano passado, Pernambuco assistiu em silêncio, mas o senhor devolveu a Pernambuco.

E eu sei que, com parceria público-privada, com empresa botando dinheiro, nós vamos fazer essa… A gente conecta o Brasil e o mundo ao Brasil em vez de Pernambuco. Mas não adianta a gente falar de transição energética, de coisa bonita, se não for gerando emprego e renda para o nosso povo.

E é por isso que eu falo aqui para vocês que estão de verde hoje. Esses que estão de verde estão fazendo curso. Esses que estão aqui de laranja e de cinza já fizeram curso no passado. Tem um batalhão de gente lá fora esperando por fazer curso, como Suzana e Ronaldo fizeram, para deixar de vender picolé na praia, para voltar a ser trabalhador de carteira assinada, ter direito a um plano de saúde e a sustentar os seus filhos com o trabalho do seu som.

A gente não quer esmola. A gente sabe da importância do Bolsa Família. Eu coloquei um anjo de Pernambuco, sim, ganhou 300 reais por mês. A gente acredita na força da educação, com a creche, com o ensino técnico, com a educação de qualidade. Mas a gente acredita mesmo é na força do Nordeste brasileiro. É na força de uma região que, por muitos, é enxergada como problema — mas nós sabemos que nós somos a solução do Brasil.

E Pernambuco sempre foi líder do Nordeste brasileiro. Antes de qualquer lugar do Brasil, a gente decretou que a pátria nascia aqui. E se tem uma bandeira que nos une, presidente, é justamente essa. Eu não estou aqui falando nem de verde, nem de amarelo, nem de roxo. Eu estou falando das cores que unem o nosso povo. Essa bandeira de Pernambuco, que faz com que a gente diga que a eleição é no ano que vem, que se disputa na urna.

É de cuidar do Pernambuco e o Brasil crescer. É não deixar ninguém para trás. E eu e o senhor estamos podendo trabalhar por esse povo e gerar oportunidade e esperança. Que Deus continue abençoando a gente, presidente. E graças a Deus, o senhor nasceu pernambucano. O filho de Dona Lindu desce de perto dessa bandeira. Há muita gente aqui no Brasil. O senhor sabe que pode contar com o nosso povo e com o nosso governo. Continue contando, presidente. Que eu sei que eu posso contar com o senhor e com o governo do Brasil para fazer mais pessoas como essa ter fé e esperança no futuro. Vamos para frente e vamos para cima. Que Pernambuco é grande, do Nordeste brasileiro. E vamos a gente crescer e deixar ninguém para trás. Se mora, me permita. Eu queria tirar essa foto com você no dia do meu aniversário.”

Leia mais:

Trem 2 da Rnest terá R$ 12 bi e 10 mil empregos no pico das obras

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -