quinta-feira, 18/04/2024

União Brasil abre processo pelo afastamento de Bivar

A alta cúpula do União Brasil esteve reunida, nesta quarta-feira (13/3), na sede nacional do partido, em Brasília, decidindo que o processo para expulsar e cancelar a filiação do deputado federal Luciano Bivar da presidência do partido vai prosseguir. A votação teve a presença de deputados, senadores, ministros e governadores do partido, com 17 votos […]
Os correligionários deliberam sobre uma representação que pede o afastamento cautelar de Bivar, com “expulsão e cancelamento de filiação contra o presidente do partido”. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A alta cúpula do União Brasil esteve reunida, nesta quarta-feira (13/3), na sede nacional do partido, em Brasília, decidindo que o processo para expulsar e cancelar a filiação do deputado federal Luciano Bivar da presidência do partido vai prosseguir. A votação teve a presença de deputados, senadores, ministros e governadores do partido, com 17 votos favoráveis, nenhum contra e 15 abstenções.

Os correligionários deliberam sobre uma representação que pede o afastamento cautelar de Bivar, com “expulsão e cancelamento de filiação contra o presidente do partido”. O documento inclui ameaças de morte feitas por Bivar ao presidente eleito do União, Antonio de Rueda e familiares, e “indícios de motivação política criminosa nos incêndios que destruíram as casas” de Rueda e sua irmã, a tesoureira do União Brasil Maria Emília Rueda, na praia de Toquinho, localizada perto da praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

- Publicidade -

Seguindo o estatuto do União Brasil, Luciano Bivar terá 72 horas a partir do recebimento da representação para se manifestar, antes de ser proferida a decisão cautelar do partido. Ainda na terça-feira (12/3), Bivar se reuniu com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com Bivar, sua defesa deve se manifestar no prazo estipulado pelo partido, mas negou que vai deixar a presidência do União Brasil (legenda que é uma fusão realizada entre Democratas e PSL, em 2021).
Cerca de 50 filiados participaram do encontro, tais como: os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wilson Lima (Amazonas); o ex-prefeito de Salvador ACM Neto; além dos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo) também estavam presente.

Briga

Antigos aliados, Antônio Rueda e Luciano Bivar, presidente e ex-presidente do União Brasil, hoje são inimigos e protagonizam um caso de intriga política e de polícia. Foto: Reprodução/ Facebook

Rueda e Bivar brigam pela presidência do partido desde o início do ano. Na noite de segunda-feira (11/3), as casas de praia de Rueda e da irmã, tesoureira do União, foram incendiadas. Os imóveis ficam em um condomínio de Ipojuca (PE), onde Bivar também tem casa.

Pernambuco

Enquanto isso, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), determinou que o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, existem indícios de que o incêndio seja criminoso.

- Publicidade -

“Há indícios, sim, de que pode ter sido criminoso, porque foram duas casas que foram incendiadas. Mas, neste momento, é só este indício que nos leva a crer que o incêndio foi criminoso”, afirmou, em entrevista coletiva ainda nesta terça (12).

“Foram duas casas com incêndio ao mesmo tempo. Quando você tem um incêndio que é um curto-circuito ou o aquecimento de um aparelho, seria uma casa. Ocorrer em duas casas é algo que já chama atenção”, disse o secretário.

Leia também:
Defesa de Rueda pedirá investigação contra Bivar no STF. Raquel Lyra promete investigações em PE
Casas da família Rueda, presidente do União Brasil, são incendiadas
Waldemar Borges propõe eleição direta para administrador de Fernando de Noronha
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, permanece no cargo
Lula anuncia 100 novos Institutos Federais no País: 38 para o NE
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, permanece no cargo
Silvio Costa e Álvaro Porto firmam parceria na filiação de Sandra Paes
Não existe voto em trânsito nas eleições municipais
Pela 1ª vez, Moraes vota por absolver réu envolvido no 8 de janeiro
Lula garante 478 obras para PE pelo Novo PAC ao lado de Raquel Lyra

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -