Silvio Costa Filho se licencia da presidência do Republicanos (PE) para assumir Ministério

Silvio Costa Filho ainda disse que o atual secretário-geral do partido, Samuel Andrade, vai assumir a presidência do Republicanos em Pernambuco
Silvio Costa Filho vai assumir o Ministério de Portos e Aeroportos. Foto: Divulgação.

Depois de aceitar o convite do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) para assumir o Ministérios de Portos e Aeroportos, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) informou através de nota que está deixando a presidência estadual da legenda para se dedicar ao novo cargo.

“Comunico a todos que tive o privilégio de ser convidado pelo excelentíssimo senhor presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para exercer a função de ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil.
Em função disso, solicitei ao meu partido uma licença do cargo da Executiva Nacional e da presidência estadual do diretório de Pernambuco para que eu possa me dedicar à gestão do ministério, que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, diz a nota oficial.

Silvio Costa Filho ainda disse que o atual secretário-geral do partido, Samuel Andrade, vai assumir a presidência do Republicanos em Pernambuco.

- Publicidade -

“Samuel Andrade, atual secretário-geral do partido, será o novo presidente do Republicanos, e, ao lado dos deputados federais, estaduais, prefeitos, prefeitas, ex-prefeitos, ex-prefeitas, vereadores e vereadoras vamos continuar trabalhando pelo fortalecimento do Republicanos em nosso Estado”, avisou.

As negociações para que Silvio Costa Filho assumisse o ministério vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada do partido Republicanos no primeiro escalão do governo. O deputado André Fufuca (PP-PA), do mesmo partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), assumiu o lugar de Ana Moser (Ministério do Esporte), enquanto Costa Filho sucede a Márcio França (PSB), que assumirá uma nova pasta a ser criada, batizada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos.

Anunciados os novos ministros, os deputados André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O destino de Ana Moser não foi informado. As novas mudanças representam a quarta troca ministerial promovida por Lula em seu atual mandato, em menos de um ano. Em julho, ele já havia anunciado a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e a indicação de Celso Sabino (União Brasil-PA), que tomou posse há cerca de um mês. A medida havia sido uma exigência da cúpula nacional do União Brasil para se manter na base do governo, após divergências internas com a ex-ministra.

- Publicidade -

Em abril, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, no contexto das revelações das imagens da invasão de vândalos golpistas no Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro.

Leia também:
Lula confirma Silvio Costa Filho como ministro de Portos e Aeroportos
Rui Costa vem ao Recife lançar Novo PAC junto com Raquel Lyra nesta segunda
Novo PAC investe R$ 91 bilhões em PE
Toffoli classifica prisão de Lula como um dos “maiores erros judiciários da história”
Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decide se aposentar da vida parlamentar
Lula defende voto secreto de ministros do STF
Mercado da Encruzilhada será reaberto ao público nesta quarta-feira
João Campos reafirma aproximação com grupo da família dos Coelhos

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -