O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou as expectativas e antecipou a demissão da ministra dos Esportes, Ana Moser, nesta terça-feira (5/9), depois de uma conversa que durou cerca de uma hora no Palácio do Planalto. A demissão da ex-atleta faz parte da reforma ministerial promovida pelo petista que tenta acomodar o centrão na base governista. O líder do PP, deputado André Fufuca (AM), deve assumir o comando da pasta. Fufuca é do mesmo partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
Além do ministério dos Esportes, Lula deve anunciar até o final da semana o ingresso do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) no Ministério dos Portos e Aeroportos para ocupar o lugar do atual ministro Márcio França, do PSB.
Moser foi a segunda ministra mulher demitida por Lula para dar espaço ao Centrão. A primeira foi Daniela Carneiro, retirada do Ministério do Turismo a pedido do União Brasil. Ela foi substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA).
O anúncio oficial das mudanças de ministros deve ser feito pelo Planalto até o final desta semana, quando o petista tiver batido o martelo sobre todas as alterações.
Leia também:
Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decide se aposentar da vida parlamentar
Lula defende voto secreto de ministros do STF
Mercado da Encruzilhada será reaberto ao público nesta quarta-feira
João Campos reafirma aproximação com grupo da família dos Coelhos
Paulista comemora 88 anos de Emancipação Política da cidade nesta segunda
Comissão da Alepe recebe pai de Julian Assange para escuta pública
Barroso profere quarto voto contra marco temporal no STF