Comissão da Alepe recebe pai de Julian Assange para escuta pública

John Shipton agradeceu a hospitalidade de Pernambuco durante todo o período em que esteve no estado para a estreia do documentário Ithaka: A Luta de Assange, no Cinema da Fundação (Derby)
John Shipton, pai de Julian Assange, está detido desde 2019, na prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, esteve na sessão organizada pela deputada estadual e líder da oposição na Alepe, Dani Portela (PSOL). Foto: Tom Cabral/Equipe Dani Portela.
John Shipton, pai de Julian Assange, que está detido desde 2019, na prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, esteve na sessão organizada pela deputada estadual e líder da oposição na Alepe, Dani Portela (PSOL). Foto: Tom Cabral/Equipe Dani Portela.

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu na manhã desta sexta-feira (1), John Shipton, pai de Julian Assange, o preso político mais famoso da atualidade devido à organização WikiLeaks. A sessão, organizada pelo colegiado e coordenada pela deputada Dani Portela (PSOL-PE), aconteceu no Plenarinho 3 da Alepe, e contou com a presença do deputado João Paulo (PT), do vereador Ivan Moraes (PSOL-PE), e de Pedro Alcântara, representante do PT, além do acesso ao público geral.

O ativista e jornalista Julian Assange está detido desde 2019, na prisão de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra. O cárcere aconteceu após ele ser expulso da Embaixada do Equador em Londres, perdendo o asilo político concedido pelo país sul-americano. Assange é fundador da organização WikiLeaks, responsável por, em 2010, divulgar, entre outros, documentos secretos do exército norte-americano sobre a guerra do Afeganistão.

Seu pai, John Shipton, segue em turnê mundial em busca de apoio para impedir que os Estados Unidos efetuem a extradição do filho através da campanha “Free Assange”. Na sessão de escuta, foram apontados os impactos sobre os direitos humanos e as ameaças à liberdade de imprensa que o caso acentua. “Essa luta deixou de ser só de John Shipton. É uma luta que perpassa as fronteiras de países que atuam em defesa da proteção de todos os direitos humanos e contra todas as violações. A acusação que estão fazendo é de espionagem, o que não pode ser aplicada ao jornalismo investigativo por ferir o direito humano à comunicação e a verdadeira informação”, destacou a deputada Dani Portela.

Ativistas compareceram à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa. Foto: Tom Cabral/Equipe Dani Portela.
Ativistas compareceram à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa. Foto: Tom Cabral/Equipe Dani Portela.

John Shipton agradeceu a hospitalidade de Pernambuco durante todo o período em que esteve no estado para a estreia do documentário Ithaka: A Luta de Assange, no Cinema da Fundação (Derby). Em sua fala no Plenarinho 3, Shipton fez um breve panorama sobre a situação do filho. “O apoio para Julian tem se tornado mundial. Todos os presidentes dessas nações têm oferecido seu suporte e alguns parlamentos têm grupos de apoio. Entendemos que Julian simboliza uma preocupação profunda e ampla entre as pessoas que constituem as nações do mundo. Num outro dia, a China fez uma declaração se referindo aos Estados Unidos, no sentido de que o caso de Julian Assange é um exemplo da opressão de um estado que usa políticas repressivas”, frisou. Ele aproveitou também para agradecer o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à causa em fóruns internacionais.

Ao fechamento da audição, a presidenta da CCDHPP, Dani Portela, elencou os encaminhamentos resultantes do encontro, como o envio da ata da escuta para a embaixada britânica no Brasil, para a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional e para o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; e o envio do pedido de extinção do processo de extradição para diversos órgãos, entidades e embaixadas. A deputada também aderiu a sugestão do deputado João Paulo para encaminhar a ata diretamente ao presidente Lula e a de Pedro Alcântara sobre o envio do documento à embaixada equatoriana.

Leia também:
Barroso profere quarto voto contra marco temporal no STF
Lula vai ao Ceará e Rio Grande do Norte nesta sexta-feira
Sudene aprova R$ 166,7 milhões em investimentos para 10 empresas em PE
Com aval de Lula, Paulo Câmara presidirá BNB que emprestou R$ 49 bilhões em 2022
Estudo da CNM aponta que 45% dos municípios de PE fecham o 1º semestre no vermelho

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -