Raquel Lyra diz que Governo de PE pode assumir o Metrô do Recife

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Governadora Raquel Lyra (PSDB) acha fundamental que o Governo Federal garanta novas funções para os 1,5 mil trabalhadores do metrô. Foto: Miva Filho/Governo de Pernambuco.
Governadora Raquel Lyra (PSDB) acha fundamental que o Governo Federal garanta novas funções para os 1,5 mil trabalhadores do metrô. Foto: Miva Filho/Governo de Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) comentou sobre a possibilidade do governo estadual assumir a responsabilidade pelo Metrô do Recife e disse que essa ideia conta com um aporte de R$ 2 bilhões do governo federal e com concessões para que exista investimento privado. A governadora participou ontem da abertura do Fórum Nordeste 2023, realizado pelo Grupo EQM, no Recife, para debater a transição energética.

Para a governadora, é fundamental que os 1,5 mil trabalhadores tenham ‘suas funções reorientadas pelo governo federal’. “O que o governo federal se comprometeu é de que não vai acontecer com os metroviários daqui, o que aconteceu lá em Minas Gerais, que todos entraram num programa de demissão. Aqui, esses metroviários, conforme o compromisso do governo federal transmitido pelo ministro da Casa Civil (Rui Costa) é garantir que esses metroviários sejam acolhidos dentro do próprio governo federal”, argumentou, durante entrevista concedida à Rede Globo Nordeste.

A possibilidade de haver a privatização do equipamento também foi levada em consideração pela governadora, que lembrou da proposta inicial trabalhada dentro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Uma modelagem de concessão, é que eles nos entreguem a gestão do metrô”, apontou.



Diligência do Congresso Nacional

O senador Humberto Costa (PT) comandou uma diligência para vistoriar o metrô do Recife e encontrou situação 'estarrecedora'. Foto: Roberto Stuckert Filho
O senador Humberto Costa (PT) comandou uma diligência para vistoriar o Metrô do Recife e encontrou situação ‘estarrecedora’. Foto: Roberto Stuckert Filho



No mês de agosto, uma diligência do Congresso Nacional que vistoriou o Metrô do Recife, e confirmou as péssimas condições do equipamento que atende os cerca de 200 mil usuários e trabalhadores do equipamento. O Metrô do Recife tem um déficit anual de custeio de R$ 300 milhões. A visita foi proposta pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Humberto Costa (PT-PE) e realizada em parceria com a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede).

Para Humberto Costa, o processo de ‘sucateamento’ do metrô teve avanços no Governo Temer e no Governo Bolsonaro. “Bem, o que nós vimos foi uma situação estarrecedora e um sucateamento que foi realizado nesses últimos dois governos anteriores ao presidente Lula com a redução de recursos para custeio, para investimento. Mas, ao mesmo tempo nós vimos um potencial muito grande que o metrô tem, seja pela expertise dos seus funcionários, seja também porque ele tem uma estrutura muito grande e o que nós precisamos, nesse momento, antes de fazer qualquer discussão, é garantir que esse processo de sucateamento estanque, que ele pare”, afirmou o petista.

O estado de decadência do metrô pode levar até mesmo a uma paralisação de ordem técnica, segundo Humberto Costa. “O que nós estamos preocupados é com o que nós vimos, que por conta de falta de peças, de falta de manutenção, de falta de quadros, a gente possa ter uma paralisação técnica do metrô”, disse.

Leia também:
Arthur Lira diz que “clima está mais ameno” no 2º semestre da Câmara Federal
Humberto e Túlio encontram situação ‘estarrecedora’ no Metrô do Recife
Lula chega à África do Sul para 15ª Cúpula do Brics
Lula já revogou 97 normas do governo Bolsonaro, aponta estudo
Dino diz que depoimento à CPMI traz peças de quebra-cabeça
Humberto e Túlio comandam diligência sobre metrô nesta segunda no Recife
Revelações de hacker apenas na CPMI levam PF a marcar novo depoimento nesta sexta
Delgatti diz que Bolsonaro prometeu indulto em caso de grampo contra Moraes 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias