Memória: Marielle Franco é homenageada na Câmara do Recife nesta terça

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Pretas Juntas relembram o legado da Vereadora assassinada em 2018 e convidam mulheres negras para uma reunião pública

Pretas Juntas realizarão o evento que faz parte da agenda internacional “Março Por Marielle e Anderson”, organizada pelo Instituto Marielle Franco Foto: Divulgação

Para discutir violência política e seus impactos na vida das mulheres negras, as Pretas Juntas realizarão a Reunião Pública Mulheres Negras na Política: um diálogo sobre violência, experiências e aprendizados. Será no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 14h. O evento faz parte da agenda internacional “Março Por Marielle e Anderson”, organizada pelo Instituto Marielle Franco.

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de assassinatos de defensores de direitos humanos. Segundo o Mapeamento da Violência Política contra Mulheres Negras no Nordeste realizado pelo Instituto Odara, as mulheres ocupam 13% das vagas no legislativo municipal, estadual e federal, mas representam 31% das vítimas. Das 13% de parlamentares mulheres, apenas 2,36% são negras.

O Ministério de Direitos Humanos e Cidadania define Violência Política de Gênero como toda agressão física, psicológica, econômica, simbólica ou sexual contra a mulher, com a finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas e/ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade.

Nesse sentido, insultos, tentativas de silenciamento ou mesmo negação de acesso a espaços são ações que caracterizam a violência política, e que são vividas diariamente por parlamentares, candidatas, assessoras políticas ou funcionárias públicas.

Dia Nacional Marielle Franco

O dia 14 de março de 2018 ficou marcado na história da política brasileira como o dia em que Marielle Franco e Anderson Ferreira foram brutalmente assassinados no Rio de Janeiro. A então Vereadora eleita com 46.502 votos, conhecida por seu discurso aguerrido, se tornou uma referência para as mulheres negras que desejam fazer parte da política institucional.

No último dia 8 de março, o Presidente Lula enviou à Câmara de Deputados o Projeto de Lei que cria o Dia Nacional Marielle Franco no dia 14 de março. A proposta é que a data tenha como foco o enfrentamento da violência política de gênero e raça.

Durante os últimos cinco anos, as investigações ainda não revelaram qual o motivo do assassinato. Os ex-policiais militares Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos, e Élcio de Queiroz, acusado de dirigir o carro usado no crime, foram presos em março de 2019 e se tornaram réus pelo homicídio, mas ainda não se sabe quem matou e quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Ferreira.

O QUE: Reunião Pública Mulheres Negras na Política

QUANDO: 14 de março de 2023

ONDE: Plenarinho da Câmara de Vereadores do Recife. Rua Princesa Isabel nº 410 – Boa Vista

JOIAS
Defesa de Bolsonaro comunica que vai entregar segundo conjunto de joias ao TCU. O Ex-presidente ficou com relógio, caneta e outros itens de luxo dados de presente a comitiva brasileira em viagem à Arábia Saudita. A sacola é cheia.

JOIAS 2
Segundo o ministro Flávio Dino (Justiça), Bolsonaro será intimado a depor sobre joias e Brasil pode pedir cooperação internacional

CRECHES DO PSB
Se a governadora Raquel Lyra passou a campanha falando na construção de novas creches, a Prefeitura do Recife inicia construção e ampliação de 10 creches na cidade. Intervenções vão gerar 1.300 novas vagas em unidades da rede municipal de ensino. Investimento total das obras é de R$18 milhões. Iniciativa faz parte do programa Infância na Creche.

Zanin
Caso seja confirmado como novo ministro do STF, Cristiano Zanin, pode até mesmo ser repudiado pelo senador e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, mentor lavajatista. Mas, a sua competência não pode ser questionada. O ex-presidente Jair Bolsonaro fez sua escolha baseada na religião evangélica do agora ministro André Mendonça. Zanin é aliado de Lula, sim. Porém, já percorreu uma longa caminhada no meio jurídico demonstrando sua competência.

Leia também:
Convidado por Lula, João Campos participa de aumento nos repasses da merenda
Potencial de H2V do NE, faz Reino Unido se aproximar dos portos de Pecém e Suape
Governo decreta situação de emergência em 24 municípios devido à seca
Justiça suspende pagamento a 1,3 mil credores das Lojas Americanas
Construção, energia e comércio seguram o crescimento do PIB de Pernambuco em 2022
Moraes autoriza visita de deputados a presos em 8 de janeiro
Apenas 23% dos que trabalham em transporte por aplicativo pagam INSS
Emprego sem carteira assinada atingiu volume recorde em 2022
“Pejotização” se fortalece como tendência do mercado de trabalho
PIB de 2,9% coloca perspectivas de crescimento da economia com Lula em bases fracas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias