Aurimar Borges: contabilidade 5.0 para impulsiona empresas

A contabilidade 5.0 sugere a integração entre os setores financeiro e contábil, o que garante mais segurança, credibilidade e suporte para toda a gestão do negócio.
Aurimar Borges

Por Aurimar Borges*

A transformação digital trouxe diversas vantagens para a contabilidade e um dos produtos de que vem crescendo em todo mundo é a contabilidade 5.0. Esse modelo é baseado na tecnologia, estratégia e alta performance, que acumulam valor aos negócios com uma visão de futuro e que priorizam a inovação. As empresas que visam se destacar em um mercado competitivo, optar pela contabilidade 5.0 é um diferencial.

- Publicidade -

Com o avanço da tecnologia, dos meios de comunicação, da globalização e da internet houve uma grande quebra no paradigma da contabilidade, assim como nos modelos de gestão e estrutura das empresas. A transformação digital está em avanço e isso trouxe benefícios. Se compararmos a contabilidade tradicional com a 5.0 veremos que na primeira fase o trabalho era muito pautado pelo uso papel e pela burocracia e pelo trabalho operacional manual, além disso a margem de erros era muito grande. Já com a 5.0 temos uma metodologia mais ágeis com recursos de alta tecnologia.

A chamada transformação digital está avançando bastante e isso trouxe muitas vantagens para quem procura se diferenciar e ter os melhores resultados no mercado. Trouxe ainda a necessidade de maior adequação tecnológica e visão do todo.

Além dos recursos e visão da contabilidade 4.0, as metodologias passam a ser mais ágeis nos processos, permitindo um processo de melhoria contínua. Vemos que é utilizado recursos de alta tecnologia na rotina contábil, como Big Data, Inteligência Artificial, Análise Preditiva, Internet das Coisas e outros recursos de alta performance.

- Publicidade -

Diversos processos contábeis e financeiros da empresa podem ser terceirizados e melhorados levando em conta os ideais da contabilidade 5.0. O BPO Financeiro é um desses casos.  Outras atividades como: contabilidade consultiva, digital, e automação fiscal, são novidades relacionadas à transformação digital e à contabilidade 5.0.

As atividades que não possuem o intuito fim do negócio podem ser terceirizadas, contratando especialistas e em cada assunto não alocados na empresa e isso, reduz os custos e possibilita mais agilidades aos processos.

A contabilidade 5.0 sugere a integração entre os setores financeiro e contábil, o que garante mais segurança, credibilidade e suporte para toda a gestão do negócio. os custos operacionais são reduzidas e torna estes setores mais estratégicos dentro da empresa.

*Aurimar Borges – Especialista em finanças e sócio da AJS Capital

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -