Fabiana Lima: Os modelos de negócios estão sendo desafiados

Os novos ecossistemas de negócios que estão fundamentados em mobilidade, colaboração, interação social, análises de dados, ciência e tecnologia estão confrontando os modelos de negócios tradicionais e conquistando cada vez mais mercado

Os modelos de negócios tradicionais já vêm sendo desafiados a algum tempo, depois que vivenciamos a pandemia, isso acelerou muito, a tecnologia e a sociedade estão evoluindo mais rápido do que o mercado pode acompanhar no momento.

Fabiana Lima
Fabiana Lima/Foto: Cortesia

Com isso, os novos ecossistemas de negócios que estão fundamentados em mobilidade, colaboração, interação social, análises de dados, ciência e tecnologia estão confrontando os modelos de negócios tradicionais e conquistando cada vez mais mercado.

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Mas, a grande pergunta é como profissionais e empresas podem conviver com esse desafio diário de fazer ter êxito produtos e serviços que atendam as necessidades e expectativas dos clientes, em constante transformação, e sejam sustentáveis a médio e longo prazo?

E uma das grandes oportunidades para se destacar é realmente investir em aprimorar seu modelo de negócios, ou seja, entender seu modelo de negócio atual, antecipar o futuro e buscar desenvolver uma metodologia para acompanhar as mudanças do seu mercado, sendo extremamente necessário, constantemente, adaptar seu modelo de negócio com objetivo de entregar valor aos seus clientes, de forma que consumir seu produto ou serviço faça sentido para vida deles.

Como exemplo podemos explorar alguns modelos de negócios que estão fazendo sucesso entre os clientes:

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  1. Modelo de Negócios de Assinatura: Corresponde a oferta de produtos e serviços, de forma contínua, por meio de pacotes pagos mensalmente. Pensando em como facilitar a vida dos seus clientes e gerar uma receita recorrente para o seu negócio.
  • Modelo de Negócios Freemium: Trata-se de um modelo que atrai uma base de clientes interessados em serviços gratuitos e junto com eles a possibilidade de conversão em clientes pagantes, dependendo da oferta realizada pela empresa, com funcionalidades extras ou recursos mais avançados. Este modelo fortalece a presença da sua marca e criar um relacionamento mais próximo com o consumidor
  • Modelo de Negócios Fidelidade: Consiste em um modelo que vem se aperfeiçoando ao longo dos anos, que estimula o consumo em troca de uma recompensa. Os clientes compram de determinadas empresas em troca de pontos de uma maneira gamificada. Essas recompensas podem ser da própria empresa ou de empresas parceiras que agreguem valor ao cliente.

Estes são alguns modelos de negócios, existem vários no mercado, e ainda estão sendo criados outros mais, o que é importante é descobrir o que faz sentido para o seu negócio, entender como fazer seu produto ou serviços chegar no cliente certo, entregando valor e sendo reconhecido como necessário.

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional, Marca Pessoal e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima

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