Fabiana Lima: Como encontrar novos caminhos nos negócios ou na vida profissional?

Por Fabiana Lima* O desafio enfrentado com a Pandemia é coletivo, no momento, existem surtos de COVID-19 e suas variantes em vários países e regiões do mundo. No entanto, existem outros desafios que são individuais e a única maneira de combatê-los é enfrentando, através da busca de novos caminhos. E uma das formas de enfrentamento […]

Por Fabiana Lima*

Fabiana Lima

O desafio enfrentado com a Pandemia é coletivo, no momento, existem surtos de COVID-19 e suas variantes em vários países e regiões do mundo. No entanto, existem outros desafios que são individuais e a única maneira de combatê-los é enfrentando, através da busca de novos caminhos. E uma das formas de enfrentamento é reformular, reinventar, criar algo que se adapte as necessidades atuais e futuras, mesmo sabendo que isso é um exercício de grande incerteza, mas extremamente necessário para profissionais e empresas, que possuem perspectivas e vivências diferenciadas, em busca destes novos caminhos ou novas formas de caminhar, levando em consideração os impactos que são diferentes para os diversos tipos de negócios.

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Enxergar possibilidades de mudança, este é um dos maiores desafios pessoais e das empresas. E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança se tornou uma vantagem competitiva sustentável. Identificar e antever novos comportamentos e tendências de mercado podem fazer a diferença no desenvolvimento de produtos e serviços ou no lançamento de estratégias, campanhas e novos produtos.

Em entrevista ao Mundo Corporativo, o CEO da Top Shoes Brasil Group, Gustavo Dal Pizzol, explicou como buscou novas alternativas para o seu negócio. “Sem saber por quanto tempo os negócios seriam paralisados, Gustavo foi em busca de uma alternativa para a linha de produto que já desenvolvia. Precisava criar algo que atendesse a demanda do momento. Ao entender que o uso de máscaras seria necessário, ele e sua equipe decidiram pesquisar opções para os produtos que estava no mercado. Experimentou as máscaras disponíveis, testou e descobriu que costumam ser pouco confortáveis para a atividade física. Problemas constatados, soluções discutidas e desenho realizado: foram 15 dias para dar início ao projeto com a equipe de marketing e produção. Máscaras com a marca da inovação que conquistaram os atletas olímpicos e parte dos times do futebol brasileiro. Foi o irmão, Tiago, diretor comercial, quem levou a ideia até o COB em contato feito pelo LinkedIn. O que têm de diferente: são atadas à parte de trás da cabeça, têm regulagem, permitindo melhor vedação, e exige que a passagem de ar seja feita pelo filtro. Foi desenvolvido, ainda, um suporte, impresso em 3D, para evitar que a respiração atrapalhe durante a atividade física. De acordo com Gustavo, já foram vendidas cerca de 3,5 milhões de máscaras”.

Este exemplo, demonstra que as possibilidades de mudanças e novos produtos estão exatamente nos problemas que temos a competência de enxergar e resolver com nossa capacidade de estruturação, produção e entrega.

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Por isso, aqui abaixo estão descritas algumas perguntas que servem para direcionar nosso pensamento para encontrar novos caminhos e trilhar a mudança que precisamos realizar em nossa vida profissional ou nosso negócio, vamos lá:

  • Qual o mercado consumidor do seu produto ou serviço profissional?
  • Que transformações este mercado está passando? Quais os problemas?
  • Que estrutura você possui para atender esse mercado?
  • Que produto ou serviço você pode oferecer alinhando necessidade do mercado +  expertise + estrutura para atender?
  • Quem já está nesse mercado ofertando produtos ou serviços semelhantes? Analise a concorrência.
  • Existe produtos ou serviços no mercado que podem ser parceiros para agregar valor a sua entrega?
  • Quais seus diferenciais neste mercado?
  • Como você irá se comunicar com o mercado para divulgar seus atributos de valor e seu diferencial?
  • Como você irá mensurar o seu desempenho?

Estes questionamentos quando respondidos podem direcionar sua tomada de decisão, rumo ao novo, em ações mais focadas e com mais chances de assertividade.

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima

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