Fabiana Lima: A importância de atuar em rede

Por Fabiana Lima* As redes, ou as inter-relações, sociais, organizacionais, familiares entre outras fazem parte da nossa vida desde muito tempo, no entanto ainda existem pessoas que pensam apenas em si e não enxergam o poder de atuar em conjuntos.   Num mundo cada vez mais digital, a atuação em rede é uma premissa, onde a […]

Por Fabiana Lima*

As redes, ou as inter-relações, sociais, organizacionais, familiares entre outras fazem parte da nossa vida desde muito tempo, no entanto ainda existem pessoas que pensam apenas em si e não enxergam o poder de atuar em conjuntos.  

- Publicidade -
Fabiana Lima

Num mundo cada vez mais digital, a atuação em rede é uma premissa, onde a colaboração, o compartilhamento, a articulação e a conexão são essenciais para profissionais e empresas que querem sobreviver e ter sucesso.

Estar em rede propícia ampla interação, troca de experiências e o alcance de informações qualificadas de diversas fontes, o que gera um grande aprendizado para todos os envolvidos e aumenta a agilidade no encontro de soluções para situações simples ou complexas, encurtando distâncias e diminuindo tempo em selecionar essas informações e experiências.

Assim, tornam profissionais e empresas mais assertivos em sua tomada de decisão. Mas as redes só funcionam se a colaboração for realmente mútua, pois nada adianta participar de uma rede só para usufruir sem contribuir.

- Publicidade -

Aqueles que não acompanharem o movimento em rede não estarão aptos a viverem as transformações do mercado. Por isso, essa jornada de competir e contribuir em rede é desafiadora, mas não há outra escolha a não ser quebrar alguns paradigmas e inserir o interesse individual no coletivo e construir algo sustentável em nossas vidas profissionais.

Cada profissional ou empresa deve refletir quais as redes são importantes para sua atuação no mercado?  Onde pode se engajar e contribuir? O que essa rede vai lhe proporcionar?

Um exemplo da importância da atuação em rede é o investimento que as redes sociais, como por exemplo, o Facebook vem fazendo, desde que anunciou que sua nova missão é unir as comunidades/redes com interesses comuns, que na rede social se constituem em Grupos. Ou seja, uma ótima maneira de unir pessoas, gerar valor, construir autoridade e ainda promover sua marca. Seja como criador e organizador ou apenas membro.

Nesse momento, em meio as transformações causadas pela Pandemia do COVID-19, as pessoas no mundo perceberam que vencerão ou fracassarão juntas! A missão é criar comunidades globais em que as necessidades, benefícios e responsabilidades sejam compartilhadas. Encontrar novas formas de agir no sentido de solucionar problemas globais, que de maneira isolada seriam incapazes de desvendar.  

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -