Congresso da Amupe recebeu 7,2 mil visitantes em três dias de evento

Congresso de Municípios contou também com a Caravana Federativa do Governo Federal, que levou representantes de 30 ministérios
Palestra do jornalista Caco Barcelos encerrou Congresso de Municípios, da Amupe Foto: Cláudio Gomes

A Associação Municipalista de Pernambuco encerrou nesta quarta-feira (17) o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, que teve recorde de participação. De acordo com a organização, 7,2 mil pessoas passarão pelo Centro de Convenções para acompanhar as palestras ou buscar orientações com a Caravana Federativa do Governo Federal, que levou para o evento representantes de 30 ministérios.  

Durante três dias, os gestores municipais puderam participar das salas temáticas, que tratavam dos mais variados temas, como programas sociais, educação e tecnologias inovadoras e segurança para as prefeituras.

- Publicidade -

No encerramento do Congresso, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, frisou o empenho da Amupe em favor dos municípios pernambucanos e o trabalho dos prefeitos e prefeitas, de todo o corpo técnico municipal no evento.

“Foram mais de 100 estandes, 12 salas temáticas e a participação recorde de 7,2 mil presentes nos três dias de evento. Agradecemos a todos e todas que compõem os municípios pernambucanos. É por e para vocês que trabalhamos diariamente”, enfatizou Marcelo Gouveia.

O último evento do Congresso foi uma palestra com o jornalista Caco Barcelos, que falou sobre “Os Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”, na qual ele destacou a importância do cuidado do poder público para com a população.

- Publicidade -

Caravana federativa no Congresso

Uma das grandes atrações do evento foi a Caravana Federativa do Governo Federal, que em Pernambuco realizou o seu segundo evento este ano. Na segunda e na terça representantes de mais de 30 ministérios, fundações e entidades do Governo Federal foram colocados à disposição dos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gerentes municipais de convênios.

Os setores do Ministério da Educação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se destacaram no Congresso e foram dois dos mais procurados pelos gestores.

A equipe da Secretaria de Educação Básica (SEB) tirou dúvidas dos prefeitos, vice-prefeitos e gestores sobre as principais ações e os programas da Pasta: Educação em Tempo Integral, Conectividade, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil, Programa Primeira Infância, Escolas das Adolescências, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Programa de Ações Articuladas (PAR). 

Para a prefeita de Jaqueira, município de pouco mais de dez mil habitantes e que fica localizado a 130 quilômetros do Recife, Ridete Pellegrino, a Caravana mostra o interesse do Governo Federal em promover o desenvolvimento dos municípios, independente do tamanho que eles possuam.

“A Caravana está aqui e se vocês não estivessem eu precisaria ir hoje a Brasília resolver esta questão. Brasília veio até nós. A gente vê que hoje pode chegar até o MEC e que vai ser atendida. Fiz adesão a todos os programas que foram abertos para nós e meu município só tem a crescer com esta ajuda”, conclui Ridete Pelegrino.

Estande do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também realizou atendimentos aos gestores públicos estaduais e das prefeituras pernambucanas que visitaram seu estande, tirou dúvidas e iniciou conversas para novas parcerias.

“O balanço que a gente faz é que foram dois dias muito interessantes de conexão entre os gestores e o IBGE. Foram dois públicos diferentes, um do congresso de municípios da Amupe, e outro público da Caravana Federativa, que nos apresentou gestores com demandas variadas, como questões sobre levantamentos de safras, como foi uma que recebemos e atendemos na tarde de hoje. A experiência foi muito positiva e foi uma oportunidade muito boa de aproximar o Instituto da sociedade”, destacou o Superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar

Quem visitou o estande do Instituto recebeu orientações sobre as pesquisas e estudos, além de um kit do com materiais informativos de produtos como o Brasil em Números Informativos PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo PIB dos Municípios, do PAS (Pesquisa Anual de Serviços), Informativo da PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura) Informativo IBGE Educa, entre outros informativos.

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Fabrício Santos visitou o estande do IBGE Foto: Vinícius Britto/IBGE

Visita ilustre

O estande recebeu a visita do secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de Pernambuco, Fabrício Santos, que é um servidor de carreira do IBGE e está cedido ao Governo do Estado.

“Tivemos um bate papo muito interessante com o IBGE na Caravana Federativa e ficamos de construir uma agenda com a governadora nas próximas semanas para trazer um pouco esse pensamento que percebi do IBGE no sentido de se colocar como o grande protagonista que é para o Brasil, mesmo que as vezes o Brasil não entenda. Como servidor do IBGE, fiquei muito entusiasmado com essas novas perspectivas”, salientou o secretário.

Veja também:

Prefeitos mostram preocupação com reoneração da folha, em reunião da Amupe
Congresso da Amupe: Raquel anuncia 50 creches e cofinanciamento da educação

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -