- Publicidade -

Estaleiro sul-coreano fornecerá navio para o Regás de Suape

O Regás do Porto de Suape dá mais um passo na sua implantação com a garantia da entrega do navio tipo FSRU, que vai fazer a regaseificação do GNL
- Publicidade -
regás - Terminal de regaseificação de Suape
Obras do Terminal de Regaseificação de Suape (Regás). Foto: Regás/Divulgação

Um estaleiro sul-coreano vai fazer a conversão do navio do tipo FSU para FSRU a ser usado no Terminal de Regaseificação (Regás) do Porto de Suape. O FSRU é a embarcação que faz o processo de regaseificação depois que o Gás Natural Liquefeito (GNL) chega ao atracadouro, enquanto o FSU é usado para fazer o armazenamento do GNL. A expectativa é de que a embarcação chegue a Suape – como FSRU – em dezembro de 2026. O investimento total no empreendimento será de R$ 1,5 bilhão.

Até agora, foram investidos R$ 40 milhões. E devem ser empregados mais R$ 100 milhões nos próximos seis meses. O Regás é importante porque vai aumentar a disponibilidade de gás natural para as empresas, principalmente no Nordeste, embora a empresa possa fornecer para estados mais distantes, usando a rede de gasodutos da TAG.

Durante a Gastech 2025, em Milão, a diretoria da Oncorp que está à frente da implantação do empreendimento realizou a primeira reunião oficial com o estaleiro que fará a conversão do navio FSU para FSRU. A regaseificação feita no FSRU deixa o produto em estado gasoso podendo ser transportado por gasodutos. O nome do estaleiro não pode ser divulgado por questões de confidencialidade.

Ainda no encontro em Milão, foram agendadas visitas para o fim do ano para a equipe acompanhar in loco o avanço dos trabalhos. O diretor-presidente da OnCorp, João Mattos, diz que a reunião foi fundamental para alinhar expectativas e definir as próximas etapas, incluindo um cronograma a ser executado. Segundo ele, o momento é decisivo para o setor no Brasil, diante da maturidade do mercado de gás e da necessidade de novos projetos termelétricos que vão surgir.

Em Milão, o diretor-presidente da OnCorp, João Mattos, encontra com diretores de estaleiro sul-coreano. Foto: Divulgação/Regás

Regás vai trazer uma maior oferta de gás à região

“O gás natural assume protagonismo como combustível de baixo carbono, e temos orgulho de implantar o primeiro terminal de GNL que iniciará operação já conectado à malha de transporte”, afirma Mattos. A conexão será possível graças ao termo de compromisso assinado entre o Regás e a Transportadora Associada de Gás (TAG), que tem uma rede de dutos que conecta o Nordeste aos Estados do Sudeste.

A empresa já iniciou as obras físicas no Porto de Suape, o que inclui a recuperação do Cais de Múltiplo Uso (CMU) do atracadouro pernambucano.

O Regás está sendo implantado pela OnCorp e Shell. A OnCorp é uma holding brasileira que atua nos mercados do Brasil e da Argentina, principalmente no setor de produção e serviços de geração de energia termoelétrica independente em pelo menos cinco projetos que geram mais de 600 megawatts (MW) por mês, incluindo uma usina solar em Ribeirão, a 90 km do Recife, e um projeto de geração que usa grande baterias na Amazônia.

Leia também

Regás, de Suape, dá o primeiro passo para se conectar com gasoduto da TAG

OnCorp freta navio que vai trazer GNL para o Regás de Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -