
Durante missão oficial na França, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta quinta-feira (5) um acordo com o governo francês para a criação de um Corredor Marítimo Verde entre os dois países. A cerimônia de assinatura ocorreu em Paris, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Emmanuel Macron.
O acordo, firmado com o Ministério dos Transportes da França, representado por Philippe Tabarot, estabelece uma cooperação bilateral com foco na promoção do transporte marítimo sustentável. O objetivo central é reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor, por meio do incentivo ao uso de combustíveis e tecnologias de baixo ou zero carbono, além da adoção de práticas operacionais que favoreçam a descarbonização das rotas marítimas.
Segundo Silvio Costa Filho, a iniciativa está alinhada aos compromissos assumidos pelo Brasil na COP29, com foco em ações climáticas ambiciosas e no desenvolvimento de projetos sustentáveis para o setor de navegação. “O Ministério de Portos e Aeroportos está comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a implementação de uma navegação limpa, com esforços coordenados junto aos diversos atores econômicos”, destacou o ministro.
O transporte marítimo é hoje responsável por até 90% do comércio mundial e responde por uma fatia considerável das emissões globais de carbono. Se mantidas as atuais condições, as projeções indicam que as emissões do setor poderão alcançar entre 90% e 130% dos níveis de 2008 até 2050. A criação dos corredores verdes busca justamente antecipar soluções que reduzam essa trajetória.
Cooperação entre Brasil e França
O entendimento firmado entre Brasil e França também prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, inovação tecnológica, capacitação profissional e intercâmbio técnico entre autoridades portuárias, armadores, operadores logísticos, empresas de energia renovável e centros de pesquisa dos dois países. A cooperação inclui ainda o compartilhamento de conhecimento técnico e boas práticas, desenvolvimento de embarcações energeticamente eficientes e uso de soluções digitais para melhorar o desempenho ambiental da navegação.
A implementação e coordenação das ações ficará sob responsabilidade dos dois ministérios, com o envolvimento direto de instituições públicas e privadas dos dois países.
Novas rotas aéreas
Além do acordo no setor portuário, Silvio Costa Filho também anunciou, durante reunião com representantes da Air France em Paris, a celebração de uma parceria que prevê a realização de estudos de viabilidade para a criação de novas rotas aéreas entre Brasil e França. O movimento busca fortalecer os laços bilaterais e ampliar o fluxo de turistas e negócios entre os dois países.
O setor aéreo brasileiro vem apresentando crescimento expressivo. Em 2024, o país registrou mais de 118 milhões de passageiros transportados, um avanço de 5% em relação ao ano anterior. No segmento internacional, o crescimento foi ainda mais robusto, com 25 milhões de passageiros e alta de 17,2% na comparação com 2023.
Durante o encontro, o ministro ressaltou a relevância da nova parceria para o turismo brasileiro. “Estamos firmando uma cooperação para viabilizar novas rotas internacionais para o Brasil. Só em 2024, o número de passageiros transportados pela Air France e pela KLM superou 800 mil, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior, o que demonstra a importância dessa expansão para o turismo e a conectividade do país”, afirmou.
O grupo Air France-KLM também bateu recorde em suas operações no Brasil, atingindo 47 voos semanais entre o país e a Europa, superando os volumes registrados antes da pandemia. Atualmente, o grupo atende cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém e Salvador, esta última incluída na malha aérea do grupo em 2024.
Leia também:
Solução para curtailment será apresentada em breve, garante Fonteles









