- Publicidade -

Investimento da Petrobras dobrará oferta de gás natural do Nordeste

Anúncio será feito pelo presidente Lula nesta sexta-feira, em Sergipe, em companhia da presidente da Petrobras, Magda Chambriard
- Publicidade -
Ouvir o Artigo Gerando áudio…
~3:18
  1. Petrobras investe R$ 60 bilhões em Sergipe para aumentar produção de gás natural nordestino
  2. Participação do Nordeste na oferta de gás natural sobe de 16% para 31% até 2035
  3. Plataformas Seap 1 e 2 produzirão 100 mil barris de petróleo diário e 22 milhões metros cúbicos gás
  4. SBM Offshore constrói plataformas com início de produção em 2030 e exportação gás a partir 2031
  5. Fábrica de fertilizantes em Laranjeiras será reaberta para produzir 7% dos fertilizantes nitrogenados brasileiros
“É uma novidade que viabiliza um projeto grandioso como esse, de um valor inestimável, para a produção de óleo e gás do Nordeste e para o país como um todo”, disse a presidente da Petrobras, Chambriard. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
“É uma novidade que viabiliza um projeto grandioso como esse, de um valor inestimável, para a produção de óleo e gás do Nordeste e para o país como um todo”, disse a presidente da Petrobras, Chambriard. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta quinta-feira (28) investimentos de cerca de R$ 60 bilhões, em Sergipe, o que deverá dobrar a participação da Região Nordeste na oferta de gás natural, passando dos atuais 16% para 31% até 2035. 

Chambriard conversou com jornalistas antecipando os investimentos que serão anunciados nesta sexta-feira (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao estado. 

Entre os principais empreendimentos em Sergipe estão as novas plataformas Sergipe Águas Profundas (Seap) 1 e 2, além de um gasoduto para o transporte de gás natural das plataformas para a terra. 

São plataformas inéditas, segundo a presidente da estatal, pois contam, cada uma, com uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) embarcada. 

“É uma novidade que viabiliza um projeto grandioso como esse, de um valor inestimável, para a produção de óleo e gás do Nordeste e para o país como um todo”, disse Chambriard. 

Plataformas da Petrobras

De acordo com a Petrobras, as plataformas produzirão cerca de 100 mil barris de petróleo por dia, cada uma, e juntas vão produzir 22 milhões de metros cúbicos de gás, dos quais 18 milhões serão destinados para a costa pelo gasoduto. 

A SBM Offshore será responsável pela construção das duas plataformas. O início da produção de óleo está previsto para 2030, com exportação de gás a partir de 2031. 

Segundo a Petrobras, as negociações já foram encerradas e os contratos estão em vias de serem assinados. 

A SBM, que venceu a licitação, irá operar as plataformas por seis anos e meio. Depois desse período, passarão a ser propriedade da Petrobras.

Fábrica de fertilizantes em Sergipe

Na visita à Sergipe, será reaberta a fábrica de fertilizantes nitrogenados (Fafen), no município de Laranjeiras, com produção estimada de 7% dos fertilizantes nitrogenados que o Brasil demanda. 

Junto com outras fábricas, em Mato Grosso do Sul, Paraná e Bahia, o país vai produzir 35% dos fertilizantes nitrogenados que precisa. 

Este mês, em visita a Fafen em Camaçari, na Bahia, o presidente Lula ressaltou que atualmente o país importa grande parte do fertilizante que precisa. 

“O Brasil é um país agrícola. O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos. E o Brasil precisa de fertilizante. E o Brasil não pode ser importador de 90% do fertilizante que a nossa agricultura precisa. O Brasil precisa ser dono do seu nariz e produzir os fertilizantes“, afirmou Lula em discurso durante a visita.

O terceiro empreendimento destacado por Chambriard é o descomissionamento de 26 plataformas em águas rasas. 

“São plataformas que estão numa região de produção que opera no mar há mais de 50 anos e que estão encerrando seus ciclos de vida”, explicou, ressaltando que o processo de desconexão das plataformas é também um compromisso da Petrobras com o meio ambiente. 

Ao todo, os investimentos em todos os empreendimentos, de acordo com a Petrobras, ultrapassam R$ 72,5 bilhões no estado de Sergipe, com geração de 28 mil empregos diretos e indiretos.

Leia mais: Petrobras anuncia alta de R$ 0,04 na gasolina vendida a distribuidoras

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -