- Publicidade -

Danilo Cabral deixa Sudene e reafirma luta pelo desenvolvimento do Nordeste

Cargo de superintendente da Sudene deve ser ocupado por alguém de fora da equipe técnica de Danilo Cabral
- Publicidade -
Investimentos no Nordeste: Danilo Cabral (Sudene) destaca atuação da autarquia no desenvolvimento regional
Investimentos no Nordeste: Danilo Cabral destaca atração de empresas e geração de empregos na região através da Sudene.Foto: Elvis Aleluia

O ex-deputado federal e ex-secretário de Pernambuco, Danilo Cabral, anunciou nesta terça-feira (5) seu desligamento do cargo de superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que ocupava desde junho de 2023. Em nota oficial, Danilo afirmou que foi comunicado da decisão e se despede com a “convicção do dever cumprido”.

“Fui comunicado de meu desligamento da Sudene, após dois anos e dois meses de intensa dedicação. Foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador”, escreveu Danilo, que agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela confiança.

Durante sua gestão, Danilo Cabral atuou na reestruturação institucional da Sudene, ampliou o diálogo com o setor produtivo e liderou agendas voltadas para a retomada de investimentos em infraestrutura e energias renováveis. Sua gestão também buscou fortalecer o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), pilares da política regional.

A saída de Danilo ocorre em meio a semanas de especulações sobre sua permanência, alimentadas por pressões políticas internas no governo federal. Ainda assim, a sua nota evita críticas e reforça o compromisso com o Nordeste: “Agradeço também a todas as manifestações de apoio e solidariedade recebidas nos últimos dias. Continuarei atuando em favor do desenvolvimento do Nordeste — especialmente de Pernambuco, minha terra natal — com o olhar firme na superação das desigualdades e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.”

A despedida foi encerrada com uma frase que resume o tom da gestão: “A Sudene voltou”.

Nos bastidores, aliados de Danilo apontam que ele deixa o cargo com saldo positivo, apesar das disputas por espaços no segundo escalão do governo. A escolha de seu sucessor ainda não foi oficializada, mas há expectativa de que o nome venha de fora da atual equipe técnica da autarquia.

Histórico e legado de Danilo Cabral

Danilo Cabral assumiu a sudene com a missão de resgatar o protagonismo da autarquia federal criada para fomentar o desenvolvimento regional. Em sua gestão, promoveu articulações com governadores do Nordeste, relançou iniciativas de planejamento estratégico e reforçou a defesa da autonomia institucional da sudene.

No início de 2025, por exemplo, Cabral foi um dos principais articuladores da agenda conjunta dos estados nordestinos com o governo federal para a ampliação de obras da Transnordestina e ampliação da malha energética na região.

Apesar da saída, Danilo sinaliza que seguirá na política regional. “A luta por Pernambuco é minha missão de vida. Seguiremos juntos”, conclui.

Leia mais: Entidades saem em defesa de Danilo Cabral e cobram estabilidade na Sudene

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -