
Uma comitiva do Governo do Ceará, liderada pelo governador Elmano de Freitas, está participando da Auto Shanghai 2025, uma das maiores feiras mundiais do setor automobilístico, que acontece entre 23 de abril e 2 de maio na China. O principal objetivo da missão é apresentar o Polo Automobilístico de Horizonte a investidores internacionais e buscar parcerias com fabricantes de veículos, autopeças e tecnologias para mobilidade, especialmente focando em veículos elétricos e híbridos.
Na feira, o Ceará ocupa um estande institucional de 96 metros quadrados no pavilhão internacional, onde exibe seus diferenciais logísticos, fiscais e operacionais do polo automotivo, além de realizar reuniões com empresários e representantes do setor. A comitiva também participa de eventos paralelos, como o 2025 Global Automotive Leaders Closed-door Summit, que reúne executivos e autoridades para discutir o futuro da mobilidade.
O Polo Automobilístico do Ceará, em Horizonte, foi anunciado no ano passado como um empreendimento baseado em uma planta automotiva multimarcas que produzirá veículos eletrificados e híbridos por encomenda de terceiros. O investimento inicial é de R$ 400 milhões, a ser realizado pela Comexport, que será a âncora do projeto. A planta funcionará no espaço da antiga fábrica da Troller, desativada em 2021, com previsão de geração de até 9 mil empregos diretos e indiretos. A planta será a primeira do país com esse modelo multimarcas, e, segundo a Comexport, já conta com pré-acordos com várias marcas internacionais.
Carro cearense
O governo cearense informou que primeiro carro elétrico nacional sairá do Polo Automotivo do Ceará (Pace) a partir de novembro de 2025 e terá um preço acessível, beneficiado pela isenção do imposto de importação, que vem sendo elevado de forma escalonada desde o ano passado. O polo será multimarcas, com previsão inicial de fabricar seis modelos eletrificados (elétricos e híbridos) de três marcas internacionais, apostando em novas tecnologias para conquistar o mercado brasileiro.
Além do governador cearense, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, está em Xangai para fortalecer as relações com montadoras chinesas e atrair novos investimentos para o polo automotivo cearense, buscando ampliar a produção local e fomentar a inovação no setor.
Leia também:
Complexo no Ceará promete se tornar destino de luxo do kitesurf
Beach Park: 4 décadas impulsionando o setor imobiliário no Porto das Dunas
Safra de cana recua no NE, mas setor avança em mecanização e cooperativas










