
Ano novo, gestores novos. Nesta quarta-feira (1º), prefeitos e vices eleitos de 1.793 dos 1.794 municípios do Nordeste assumem os cargos. A exceção fica com o municípios de Goiana (PE), em que o vitorioso na disputa, Eduardo Honório, teve o registro cassado pelo fato de a Justiça Eleitoral considerar terceiro mandato consecutivo. No município, o presidente da Câmara Municipal assume até que uma nova eleição seja realizada.
Nas eleições de outubro passado, o Nordeste, região que garantiu a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022, observou o crescimento da centro-direita, comandado pelos partidos do Centrão, como MDB, PSD e PP. O PSB foi o partido de esquerda que mais conquistou cidades, seguido pelo PT.
Das nove capitais nordestinas, apenas duas – João Campos (PSB), no Recife, e Evandro Leitão (PT), em Fortaleza – serão comandadas por integrantes de siglas de centro-esquerda.

De acordo com o resultado das urnas, o PSD conquistou mais prefeituras em três Estados do Nordeste – Bahia, Piauí e Sergipe. Já o PL conquistou mais prefeitos no Maranhão. O MDB foi o maior vencedor em dois Estados: Rio Grande do Norte e Alagoas. Já o PSB, teve maior número de prefeitos no Ceará e na Paraíba. Estado governado pela tucana Raquel Lyra, Pernambuco deu ao PSDB o título de maior número de prefeituras: 32 ao todo.
Outro ponto a destacar nas eleições nas capitais do Nordeste é que quatro gestores eleitos no primeiro turno tiveram mais de 70% dos votos: JHC (PL), em Alagoas, com 83% dos votos válidos; Bruno Reis (União), em Salvador, com 79%; João Campos (PSB), no Recife, com 78%; e Eduardo Braide (PSD), em Teresina, com 70%.
Na capital piauiense, um fato curioso: o prefeito e candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), saiu das urnas com irrisórios 2% dos votos válidos, o pior desempenho entre os gestores que disputavam um novo mandato em todo o País.

Posse no Recife
Reeleito com facilidade na capital pernambucana, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e seu vice, Victor Marques (PCdoB), tomam posse nesta quarta-feira, às 15h, na Câmara Municipal do Recife, em reunião solene que será realizada no plenário da Casa. Os vereadores também assumem e elegem a nova mesa da Casa para os próximos dois anos. O evento será transmitido ao vivo pelo site https://www.recife.pe.leg.br/.
Para respeitar a segurança, a organização do evento preparou espaço com telões no pátio externo da Casa para o acompanhamento da solenidade do plenarinho da Câmara, que receberá 80 convidados previamente credenciados.
Conforme o Regimento Interno da Câmara do Recife, a reunião solene de posse seguirá um roteiro pré-definido. Inicialmente, a Mesa condutora dos trabalhos será formada pelos três parlamentares que obtiveram o maior número de votos nas últimas eleições. O mais votado ocupará a presidência da Mesa – neste caso, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). A primeira-secretaria será ocupada pelo segundo mais votado, o vereador Gilson Machado Filho (PL). Já a segunda-secretaria será exercida pelo terceiro mais votado, o vereador Aderaldo Pinto (PSB).

Em seguida, a Mesa iniciará o recebimento dos diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a declaração de bens de todos os vereadores, chamados por ordem alfabética. O presidente da Mesa conduzirá o Compromisso Regimental – isto é, a declaração de lealdade ao ordenamento jurídico e a valores inscritos no Regimento Interno da Câmara, que deve ser aceita por todos os parlamentares – e fará um discurso.
Logo após, será realizada a chamada nominal dos vereadores para a votação que escolherá os nove cargos da Comissão Executiva, que ficará à frente da Câmara Municipal do Recife no biênio 2025-2026. Trata-se de uma votação aberta para escolha do presidente, três vice-presidentes, três secretários e dois suplentes.
Após o anúncio dos eleitos, o presidente da Câmara Municipal do Recife iniciará, imediatamente, a cerimônia de posse do prefeito reeleito João Campos (PSB) e do vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB).
A posse do prefeito e do vice-prefeito segue o rito da posse dos vereadores do Recife: é feita a entrega dos diplomas e das declarações de bens; a leitura do compromisso de posse e o discurso do prefeito da cidade, João Campos.
As posses dos demais prefeitos pernambucanos serão em horários diversos e são marcados em comum acordo entre os novos gestores e os vereadores.
Leia também: